Estação Autódromo inicia operação para o GP Brasil

Estação que fica a 600 metros do circuito de Interlagos será inaugurada no dia 17 de outubro

qui, 11/10/2007 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, entregará, no dia 17 de outubro, a estação Autódromo, primeira unidade do novo trecho da Linha C (entre Jurubatuba e Grajaú) da CPTM.

A estação fica a 600 metros do circuito de Interlagos e entrará em operação antes do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 atendendo, além dos moradores da capital, os milhares de turistas que irão até o autódromo nos dias 19, 20 e 21 de outubro, quando acontece o evento.

Utilizando um transporte de qualidade, com conforto, para chegar ao Autódromo, o usuário pagará apenas R$ 2,30, se deslocando de qualquer ponto da capital ou Região Metropolitana.

Da estação, ele poderá seguir a pé para o circuito, fugindo do trânsito intenso previsto para a data, nas proximidades do autódromo, e das dificuldades para estacionar o carro.

A estimativa da empresa é que a estação receba inicialmente cerca de 5 mil usuários/dia, aumentando gradativamente com a inauguração das unidades Interlagos e Grajaú.

O projeto das novas estações prevê todos os itens de acessibilidade, em conformidade com a legislação federal e instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como rampas, elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil para conduzir deficientes visuais e sanitários unifamiliar para pessoas com deficiência.

No entorno, a prefeitura prepara o viário para receber o aumento de tráfego, incluindo as linhas de ônibus e vans que transportarão usuários de diversas localidades até a nova estação. O novo complexo viário de Jurubatuba, conta com a duplicação da avenida Matias Beck, realizada pelo órgão municipal em acordo com a CPTM, que cedeu parte da faixa patrimonial para a obra.

Muito além de prestar serviço essencial às regiões afastadas da capital, a ampliação da operação da CPTM na zona sul promove também amplo desenvolvimento no entorno das estações. As unidades têm estimulado o surgimento de novos centros comerciais e a valorização imobiliária.

A Linha C transporta diariamente, a média de 130 mil usuários. Com a extensão, que compreende mais 8,5km de via e três novas estações, a CPTM estima aumento de 70 mil novos passageiros, totalizando a média de 200 mil usuários/dia. Para atender essa demanda, a linha contará com incremento de 12 novos trens já encomendados. A previsão é de o intervalo entre as composições seja reduzido para 5, nos horários de maior movimento.

Breve histórico de Interlagos

O Autódromo de Interlagos foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940, com o 3º Grande Prêmio Cidade de São Paulo e uma prova de motocicletas. Com cerca de 15 mil expectadores, a corrida de automóveis foi vencida em primeiro lugar pelo piloto Nascimento Jr., em um Alfa Romeo 3500, seguido por Chico Landi, com um Maseratti 3000. A primeira corrida internacional aconteceu em 1947.

Interlagos foi fechado em 1967 para reformas e voltou a funcionar em 1970, passando por novas intervenções em 1971, com o objetivo de receber a Fórmula 1. O primeiro evento aconteceu, oficialmente, no ano de 1973. Em 1978, a prova foi transferida para o autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1989. Nesse período, o autódromo de Interlagos sediou corridas como fórmulas Ford, Super Vê, VW e outras. Em 1985, o circuito foi batizado com o nome de José Carlos Pace, em homenagem ao piloto, morto em 1977.

No final de 1989, o circuito passou por nova reforma, recebendo novos boxes, torre de controle e redução da extensão da pista para 4.325 km, e voltou a receber o Grande Prêmio de Fórmula 1 em 23 de março de 1990.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(C.C.)