Estação Autódromo entra em operação hoje

Torcedores poderão ir ao GP Brasil de F1, neste fim de semana, usando os trens da CPTM

qua, 17/10/2007 - 8h53 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h50

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira, 17, a Estação Autódromo, primeira unidade do novo trecho da Linha C (entre Jurubatuba e Grajaú) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A estação fica a 600 metros do circuito de Interlagos. Ou seja, dias antes do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, os moradores da Capital e os milhares de turistas ganham mais uma opção para chegar ao circuito de Interlagos, onde o evento acontece nos dias 19, 20 e 21.

“É a primeira vez que a Fórmula 1 será feita com o metrô chegando até aqui. Vai facilitar muito a vida das pessoas, particularmente aqueles que precisam estacionar ou aqueles que vinham de ônibus”, disse o governador.

Com a Estação Autódromo em operação, os fãs da F1 podem utilizar um transporte de qualidade, com conforto, para chegar ao circuito de Interlagos, pagando apenas R$ 2,30, se deslocando de qualquer ponto da Capital ou Região Metropolitana. Da estação, ele poderá seguir a pé para o circuito, fugindo do trânsito intenso previsto para a data, nas proximidades do autódromo, e das dificuldades para estacionar o carro.

Veja detalhes do esquema preparado para quem vai ao GP Brasil

Metrô de superfície

A nova estação Autódromo é a primeira a ter administração integrada entre CPTM e Metrô. Também é a primeira a ser entregue aos moldes do plano de transformar as linhas da CPTM em metrô de superfície, que consiste em menos tempo de espera na plataforma e mais conforto nas composições, entre outros itens. Anexo à estação foi construído um bicicletário de uso gratuito com capacidade para 255 vagas.

“Hoje estamos inaugurando mais quatro quilômetros de trilhos da CPTM e uma estação nova. Estamos trabalhando para transformar os trens da CPTM em metrô de superfície, melhorando muito as condições de freqüência e conforto no transporte”, disse o governador José Serra após desembarcar na Estação Autódromo.

O plano do Governo do Estado é aumentar, até 2010, 55% do número de passageiros transportados numa velocidade 25% maior na região de São Paulo e da Grande São Paulo. Para marcar o início da implantação do metrô de superfície, a Linha C da CPTM (Osasco-Grajaú) foi rebatizada de Linha Esmeralda.

A estimativa da empresa é que a Estação Autódromo receba inicialmente cerca de 5 mil usuários/dia, aumentando gradativamente com a inauguração das unidades Interlagos e Grajaú. A Linha C transporta diariamente, uma média de 130 mil usuários. Com a extensão, que compreende mais 8,5 km de via e três novas estações, a CPTM estima aumento de 70 mil novos passageiros, totalizando a média de 200 mil usuários/dia.

Para atender essa demanda, a linha contará com incremento de 16 novos trens, dos quais 12 já estão encomendados. O intervalo entre as composições será reduzido dos atuais 9 minutos para 5, nos horários de maior movimento.

O projeto das novas estações prevê todos os itens de acessibilidade, em conformidade com a legislação federal e instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como rampas, elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil para conduzir deficientes visuais e sanitários unifamiliar para pessoas com deficiência.

Muito além de prestar serviço essencial às regiões afastadas da Capital, a ampliação da operação da CPTM na zona sul promove também amplo desenvolvimento no entorno das estações. As unidades têm estimulado o surgimento de novos centros comerciais e a valorização imobiliária.

Manoel Schlindwein / com CPTM

(I.P.)