Estação Alto do Ipiranga entra em operação comercial neste sábado

A partir de domingo, a estação funcionará no horário normal do Metrô, das 4h40 às 24 horas

sex, 29/06/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

As obras de expansão da Linha 2 entre as estações Ana Rosa e Alto do Ipiranga, trecho de 3,4 quilômetros, tiveram início no dia 31 de março de 2004, na esquina da ruas Vergueiro e Carlos Petit, na Vila Mariana. Dois anos depois, foram entregues as estações  Imigrantes (15/4/2006) e Chácara Klabin (9/5/2006). A estação Alto do Ipiranga, que será entregue ao público neste sábado, dia 30, foi construída no tempo recorde de 22 meses (as obras tiveram início em agosto de 2005). Nesse trecho, o Governo do Estado investiu R$ 954 milhões.

A próxima etapa de expansão da Linha 2, de 4,3 quilômetros de vias subterrâneas/elevadas e três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente), prevista para ser concluída em 2010, já está em andamento e o Governo do Estado irá investir R$ 1,9 bilhão, incluindo a compra de 16 novos trens.

Estação Alto do Ipiranga: nova concepção arquitetônica

A estação Alto do Ipiranga é a primeira construída com uma nova concepção arquitetônica. Esse  modelo permitiu ao Metrô economizar recursos nas desapropriações de áreas para sua construção, além de manter a funcionalidade.

A estação, que tem previsão de receber 40 mil entradas por dia, tem dois acessos que permitem chegar ao corpo da estação e às plataformas de embarque, que ficam a 25 metros abaixo do nível da rua.

A estação contará com bilheterias blindadas, piso tátil, dois elevadores especiais, sete escadas fixas e dez rolantes, sendo cinco para subida e cinco para descida, que podem ser invertidas conforme necessidades operacionais. Essas escadas rolantes são “inteligentes” e funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia.

O corpo principal da estação é coberto por um cúpula de vidro com 18 metros de diâmentro e 9 metros da altura. A instalação dessa cobertura em vidro especial permitirá iluminação e ventilação naturais, possibilitando economia de 50% nos custos de implantação e manutenção do sistema de ventilação, além de constituir um expressivo elemento arquitetônico.

O último nível de piso antes das plataformas é um mezanino de distribuição em estrutura metálica com laje em “steel deck”.

O “steel deck” é constituído por uma chapa metálica incorporada à estrutura de concreto. Na estação Alto do Ipiranga, essa estrutura está sustentada por 44 tirantes no túnel do corpo do estação. O “steel deck” permite o acesso as plataformas de embarque.

Toda essa estrutura é tratada com uma pintura especial que a protege da ação de fogo por um período aproximado de 90 minutos. A tinta utilizada na pintura é intumescente e, sob a ação do fogo, transforma-se em uma densa espuma, que graças a um aumento de espessura, protege a estrutura e dá segurança aos usuários.

No seu interior, a estação Alto do Ipiranga segue os padrões de cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco), em homenagem ao bairro do Ipiranga, berço da nossa independência.

A estação Alto do Ipiranga do Metrô, reivindicada há mais de 20 anos pelo bairrro centenário do Ipiranga,  atenderá também importante centro estudantil, como a Universidade São Marcos, Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção, Centro Universitário São Camilo, Centro Universitário Assunção-UNIFAI e o Centro de Estudos de Língua da E.E. Alexandre de Gusmão. O bairro abriga também um tradicional pólo cultural, que inclui o  Monumento e o Museu do Ipiranga, com o Jardim dos Franceses anexo.

A Linha 2-Verde do Metrô transporta diariamente 340 mil passageiros entre as estações Imigrantes e Vila Madalena. Com a operação da estação Alto do Ipiranga, demanda diária chegará a 380 mil passageiros.

A previsão é de que em 2010, com a operação total da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Vila Prudente, integrada na estação Tamanduateí com a Linha “D” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e na estação Sacomã com o Expresso Tiradentes, a demanda diária da Linha 2 atinja 800 mil pessoas.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)