Esquadrão Antidengue faz sua estréia na região de Campinas

Sessenta pessoas foram treinadas para a operação, que começou nesta segunda-feira, 16

ter, 17/04/2007 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Esquadrão Antidengue começou ontem,16, sua missão de combater a doença no Estado. São 60 pessoas, divididas em seis grupos de nove com um coordenador, especialmente treinadas para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti nos 645 municípios paulistas. O primeiro local determinado foi o Bairro do Matão, em Sumaré, na região de Campinas, onde o esquadrão irá atuar até sexta-feira, 20.  

A cidade foi escolhida para o início dos trabalhos porque a Secretaria de Estado da Saúde, que criou o esquadrão, detectou um foco do mosquito no Bairro do Matão, fronteiriço a Hortolândia e Campinas. Para evitar que o problema se alastrasse numa região bastante populosa, o esquadrão foi enviado com todo seu efetivo para o local. Sumaré registrou, de janeiro até meados deste mês, 526 casos de dengue.  

Os técnicos aplicam veneno nos quintais e também dentro das casas, pelas portas e janelas, sem entrar nas residências. Dalva Marli Wanderley, assistente técnica da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), explica que o produto utilizado, um organofosforado, age no quintal onde estão os criadouros do mosquito e no interior das residências, local preferido pela fêmea (causadora da dengue) para se esconder. O veneno age por 15 minutos, tempo suficiente para eliminar os insetos.  

Cerca de 20 minutos antes da aplicação, os técnicos do esquadrão orientam os moradores para proteger animais, alimentos e louças e deixar a casa durante a pulverização. O técnico Nelson Braga, coordenador de uma das equipes, disse que a população do Bairro do Matão foi bastante receptiva e entendeu a importância da medida. “Em locais onde há alta incidência do mosquito, a cooperação das pessoas sempre é maior”, garante Braga.

A Sucen irá contratar mais 120 pessoas para auxiliar as prefeituras contra a dengue. Elas vão combater a doença durante todo o ano e trabalharão em várias regiões do Estado. O edital do concurso será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. Serão 90 desinsetizadores, 20 motoristas, nove oficiais administrativos e um engenheiro. Os salários variam de R$ 864,95 a R$ 2.804,05.  

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial

Leia também:

Secretaria de Estado da Saúde abre inscrições para 119 vagas de combate à dengue