Esportes: Xadrez conquista o primeiro ouro para São Paulo nas Olimpíadas Escolares

Vencedora foi Cláudia Tambasco, do Colégio Arbos

qui, 23/11/2006 - 19h22 | Do Portal do Governo

Em uma das disputas mais emocionantes já vista no mundo enxadrista, aonde o título foi decidido nos segundos finais, a paulista Cláudia Tambasco, do Colégio Arbos venceu por meio ponto a matogrossense Ana Rothebarth, pelo segundo critério de desempate, o “Buch”, nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas, Minas Gerais.Treinando desde os 7 anos, iniciada pelos professores do Colégio Arbos, Cláudia tomou gosto pelas competições e já disputa vários torneios internacionais. As vitórias da atleta são acompanhadas passo-a-passo pela incentivadora família que está presente em todos os eventos.

Segundo “dona” Fátima Pehrsson Tambasco, é importante a presença dos pais dando o apoio necessário que ela necessita, além, é claro de poder comemorar cada vitória conquistada.

“Desde que elas tomaram gosto pelo xadrez através de um projeto desenvolvido pela escola, acompanhamos sempre nos diversos locais de competições as  nossas filhas. E é um orgulho imenso poder comemorar, emocionada, cada vez que elas sobem ao podium. Não tem preço que pague o sacrifício que fazemos para estarmos ao lado delas”, diz, orgulhosa, “dona” Fátima, mãe de duas atletas enxadristas.

Natação também traz várias medalhas

A natação paulista que já encerrou sua participação nas Olimpíadas Escolares/JEBs 2006, em Poços de Caldas-MG, conquistou na última segunda-feira, dia 20, oito medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze.

O destaque da delegação foi Julia Gerotto, do Colégio Domus, que venceu a prova dos 400 metros livre feminino e ficou com o bronze no 200 metros medley.

A segunda medalha de ouro de São Paulo foi conquistada por Giulia Bassani, do Colégio Ábaco, na prova dos 200 metros medley.

As competições da natação foram realizadas na piscina da Sociedade Esportiva Sanjanense, em São João da Boa Vista (SP), município próximo a 40 km da sede mineira dos Jebs 2006, em razão das melhores condições técnicas da piscina paulista.

Confira os resultados da Natação:

200m Medley Feminino

1 – GIULIA BASSANI SP ABACO

3 – JULIA GEROTTO SP DOMUS

50m Livre Feminino

3 – LUIZA VIEIRA  SP PIO 23

50m Peito Masculino

2 – CAIO BIAZOTO  SP BENEDITO

400m Livre Feminino

1 – JULIA GEROTTO SP DOMUS

400m Livre Masculino

2 – LUCAS ARRONQUE SP SÃO JOSE

50m Costas Feminino

3 – LUIZA VIEIRA  SP PIO 23

50m Borboleta Masculino

3 – LUCAS ARRONQUE SP SÃO JOSE

Da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer