Esportes: México e Venezuela confirmam presença nos Jogos de Polícias e Bombeiros

Jogos acontecem de 21 de julho a 1º de agosto em São Paulo

seg, 03/07/2006 - 19h10 | Do Portal do Governo

Os estreantes latinos marcarão presença na 17ª edição dos Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros que acontecerá no período de 21/7 a 1/8, em São Paulo. Até agora, os países confirmados são: Rússia, Cazaquistão, Paquistão, México e Venezuela.

“A equipe da Venezuela deverá vir com dezenas de atletas para competir por medalhas em várias modalidades, o que torna o evento ainda mais interessante”, diz Marcelo Vinícius Rezende, presidente da Confederação Brasileira de Esportes de Polícias e Bombeiros.

Os Jogos acontecem pela primeira vez na América Latina e seu objetivo é propiciar aos atletas o intercâmbio de experiências técnicas e profissionais, fazendo a integração destes.

O evento pretende reunir aproximadamente 4 mil atletas de 30 países, que serão divididos em 40 diferentes modalidades, entre elas: vôlei, basquete, futebol, handebol e tênis, além de competições próprias do treinamento policial, como adestramento de cães e provas com uso de mangueira de bombeiro. A grande novidade para este ano é a inclusão de três esportes para-olímpicos, inéditos no programa: tiro, natação e levantamento de peso (supino).

Podem participar todos os profissionais ligados à segurança, como policiais civis, militares, técnico-científicos, federais, guardas civis metropolitanos, agentes penitenciários, membros da Receita Federal e do Poder Judiciário, aposentados e cônjuges.

Os XVII Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros é uma parceria da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer com a Confederação Brasileira de Esportes de Polícias e Bombeiros, Secretaria Municipal de Esporte, Ministério do Esporte, Secretaria de Segurança Pública do Estado, Guarda Civil Metropolitana, São Paulo Visitors & Convention Bureau; e conta com o apoio do Comitê Para-olímpico Brasileiro e das Associações de Policiais e Bombeiros Deficientes de todo o Brasil.

  Da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer