Esportes: Jogos Abertos do Interior começam nesta sexta-feira na cidade de Santos

Evento promovido pela Secretaria Estadual de Esportes e Turismo contará com a participação de 54 atletas que estiveram nos Jogos de Sydney

sex, 10/11/2000 - 9h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Esportes e Turismo realiza nesta sexta-feira, dia 10, às 18h30, a abertura oficial do 64º Jogos Abertos do Interior. A cerimônia será no Estádio Urbano Caldeira (campo do Santos FC), reunindo mais de 2 mil participantes. Considerado o maior evento esportivo do Brasil, as competições começam neste sábado, dia 11, e terão a participação de 54 atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália. Um dos grandes destaques do primeiro dia será o atletismo, principalmente as famosas provas de 100 metros rasos.

A definição de todos os detalhes foi realizada na última terça-feira, dia 7, no Caiçara Clube, durante o Congresso Técnico. No encontro, foi confirmada a participação 130 municípios e 8.500 participantes, divididos em 18 modalidades. As disputas serão realizadas em 30 sedes até o próximo dia 18. Além disso, a competição terá modalidades extras, como a capoeira, polo aquático, taekwondo, tamboréu, vôlei de praia, basquete sobre rodas e futebol para deficiente auditivo.

No sábado pela manhã, estarão em disputa o atletismo, o futebol de campo, a bocha, o ginástica olímpica, a malha, e o tênis. Na parte da tarde, também serão realizados o basquete, futebol de salão, handebol, judô, tênis de mesa e o vôlei.

A primeira medalha dos Jogos sairá no atletismo, que está marcado para o Sesi, na Zona Noroeste, mas pode ser transferido para Cubatão, caso as chuvas prejudiquem a pista, que foi totalmente reformada. As disputas começam às 9h, e as primeiras finais serão em seguida com o salto com vara e o arremesso de martelo.

Na parte da tarde serão disputas as provas mais aguardadas no atletismo, os 100 metros rasos. Primeiro o feminino, às 15h30, depois o masculino. Entre as mulheres, Santos tem duas favoritas ao ouro: Thatiana Regina Ignácio (atual campeã dos Jogos e recordista sul-americana de menores) e Rosemar Maria Coelho Neto, vencedora dos 200 metros em 1999.

Outro momento importante deste sábado será a despedida oficial do judoca Rogério Sampaio, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), na categoria meio-leve. Por volta das 15h30, Rogério irá fazer uma luta e depois receberá uma homenagem da Prefeitura de Santos e do Comitê Organizador dos Jogos. Sampaio decidiu encerrar a carreira nos Jogos Abertos, porque a competição foi importante em seu aprendizado. Ele começou a competir em 1983, quando foi bronze, mesma colocação obtida no ano seguinte. Em 1985 foi prata, perdendo para o seu irmão, o saudoso Ricardo Sampaio. Depois foi ouro em 1987 (quando os Jogos foram em Santos), 1991, 1993 e 1997.

‘Esta competição é a mais forte do País e para mim foi um aprendizado enorme. Quando comecei ainda era juvenil, mas lutava contra atletas adultos, tendo a oportunidade de me auto-avaliar entre os melhores do Brasil e que não enfrentava em outras disputas’, diz Rogério, que depois do ouro em Barcelona passou a lutar na categoria leve e foi bronze no Mundial. Em 1994 repetiu a colocação no Mundial Universitário.