Esportes de aventura, ecoturismo e lazer rural são atrações de Paranapanema

Estância turística reserva aos visitantes, muita beleza natural e um intenso contato com o meio ambiente

qui, 07/11/2013 - 18h12 | Do Portal do Governo

Situado a 256 km da capital paulista, a Estância Turística de Paranapanema, reserva aos seus visitantes muita beleza natural e um intenso contato com o meio ambiente. Banhada pela represa Jurumirim, a cidade integra o Pólo Turístico Cuesta – consórcio turístico de dez municípios do interior do Estado, criado em 2001, para desenvolver o turismo de forma regional e sustentável.

photonews

Suas formações rochosas de rara beleza, fauna e flora exuberantes, são o cenário ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e lazer rural. A região ainda propicia ótimas condições para a prática de esportes náuticos, em um dos maiores e mais limpos rios do Estado de São Paulo, o Rio Paranapanema, cercado por diversos balneários paradisíacos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Um dos passeios imperdíveis em Paranapanema é a Estação Ecológica. Situada a 25 km da sede do município, a região preserva uma grande área de Mata Atlântica, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, como o Veado-Catingueiro, o Tamanduá Bandeira, a Paca, o Jacu, a Jaguatirica, a Araponga e muitos outros.

Às margens da Represa Jurumirim, os visitantes poderão encontrar a Ilha do Sol. De acesso livre, o local possui espaço para práticas esportivas como futebol, vôlei de areia, além de esportes náuticos, como vela, canoagem e jet-ski. A Ilha também dispõe de pesqueiro, rampa para embarcações e possibilita aos visitantes horas agradáveis em contato com a natureza e, ao final das tardes, um maravilhoso pôr-do-sol.

Outro passeio indispensável é uma visita aos Campos de Holambra, um distrito de Paranapanema. A região é nacionalmente conhecida pela produção de flores e frutas de clima temperado (pêssegos, ameixas, nectarinas e maçãs), além de possuir uma das maiores usinas de beneficiamento de algodão da América Latina.

Quem visitar a região ainda pode conhecer a Casa do Imigrante, uma réplica das primeiras casas onde os colonos holandeses se estabeleceram quando chegaram da Europa. O espaço está aberto para visitação de 2ª a 6ª dás 07h30 às 16h30. O Museu Histórico da Fazenda das Posses também conta a história da fundação de Campos de Holambra, por meio de fotos, objetos e histórias narradas pelo senhor Antônius J. J. Eltink, um dos responsáveis pela sua criação e manutenção. As visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência, pelo telefone (014) 99787-4760.

Do Portal do Governo do Estado