Um futuro para o handebol

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude realiza em Valinhos a fase i nal da 13a Copa do Estado, em busca de campeões para a modalidade

qua, 19/09/2012 - 10h36 | Do Portal do Governo

Em Londres, por pouco, o handebol brasileiro não conquistou o seu primeiro pódio olímpico, sendo eliminado pela Noruega (campeã mundial) nas quartas de final. Agora, de olho nas Olimpíadas do Rio, a jornada para desenvolver o esporte no País continua. Começou ontem e vai até o dia 23, em Valinhos, a fase final da 13ª Copa de Handebol do Estado de São Paulo, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), com a colaboração da Fede ração Paulista de Handebol.

O evento, neste ano, reúne 25 equipes, 14 masculinas e 11 femininas. Participam cerca de 450 atletas, de 15 a 21 anos, além de uma centena de integrantes de comissões técnicas. As equipes representam as 14 Delegacias Regionais de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Também fazem parte da competição o município-sede e o campeão da edição anterior (ocorrida em 2010).

Ao todo, 18 cidades paulistas participam neste ano. No masculino: Araçatuba, Rincão, Bebedouro, Botucatu, Piracicaba, Franca, Guarulhos, Ourinhos, Ri beirão Preto, São José do Rio Preto, Pindamonhangaba, Praia Grande, Sorocaba e Valinhos (cidade-sede). No feminino: Castilho, Guaíra, Botucatu, Americana, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Valinhos e Guarulhos (campeã da edição 2010).

As disputas ocorrem, normalmente, entre quatro grupos, com quatro times cada. Com as desistências, o masculino terá dois grupos de quatro equipes e dois grupos de três. O feminino terá dois grupos com quatro equipes e um com três. O objetivo da Copa é promover o intercâmbio social e esportivo, além de difundir e desenvolver a prática do handebol no Estado de São Paulo. “Queremos que todos criem o gosto pelo esporte e apareçam mais valores nessa modalidade”, explica a chefe do Comitê Dirigente da Copa de Handebol, Maria Aparecida Forti Araújo.

Apoio

A disputa oferece aos atletas de destaque a chance de aprimorar suas performances. Há projetos na Secretaria de Esportes que propiciam isso. Exemplo é o Bolsa Talento Esportivo. Esse programa concede apoio financeiro a esportistas, inclusive paralímpicos. O valor depende da categoria em que o atleta se enquadra: estudantil (de 14 a 17 anos), juniores (17 a 21), nacional (acima de 21) e internacional (também acima de 21). Na categoria juniores, por exemplo, esses valores variam de R$450 a R$830.

Outras duas linhas de apoio a atleta ou equipes são os convênios e a Lei de Paulista de Incentivo ao Esporte, explica Sílvia de Carvalho Queiroz, executiva pública da Secretaria de Esportes. Nos convênios, os recursos destinados aos atletas são próprios da SELJ ou decorrentes de emenda parlamentar. Na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, as dotações vêm do Governo do Estado, decorrentes de renúncia fiscal do ICMS.

Para se beneficiar dessas duas linhas, os projetos devem ser elaborados e apresentados por alguma entidade esportiva sem fins lucrativos à Secretaria, que dará o encaminhamento necessário. O projeto pode ser, por exemplo, sobre a manutenção de uma equipe ou para a realização de um campeonato específico. No caso da solicitação de convênios, a apresentação poderá ser feita a qualquer momento na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Já em relação à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, as inscrições, em 2012, terminam dia 4 de outubro.

Da Agência Imprensa Oficial