Só não se mexe quem não quer

Conjunto Desportivo Baby Barioni tem vagas remanescentes para cursos em várias modalidades; e é tudo de graça

sex, 14/09/2012 - 10h02 | Do Portal do Governo

Há diversos locais na cidade de São Paulo onde é possível realizar, gratuitamente, atividade física ou outros tipos de cursos. Um desses es paços é o Conjunto Desportivo Baby Barioni, vinculado à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, que está com inscrições abertas para vagas remanescentes em algumas modalidades esportivas e cursos. O prazo para inscrição vai até o preenchimento das vagas.

A instituição oferece natação, hidroginástica, condicionamento físico, futsal, musculação, capoeira, kickboxing, contato livre (ou muay-thai), jiu-jitsu, tae kwon do. Há também cursos de dança de salão, pedraria (trabalhos manuais), bateria (de escola de samba), entre outros. Além disso, promove Baile da Melhor Idade e basquete para cadeirantes.

A natação, por exemplo, disponibiliza anualmente quase mil vagas, e está com cerca de 200 remanescentes. As aulas são ministradas em duas piscinas semiolímpicas (25 metros) aquecidas. Os cursos, que vão da iniciação ao avançado, ocorrem às segundas e quartas e às terças e quintas-feiras, em horários variados. A faixa etária abrangida é a partir dos 7 anos. Hidroginástica, com um total de 550 vagas, não tem remanescentes no momento.

Várias idades

O Baby Barioni possibilita ainda a prática de vários tipos de luta, observa o diretor do Complexo Desportivo, Urbano Sidney do Sacramento. No tae kwon do, por exemplo, de um total de 200 vagas por ano, há 80 remanescentes. Os cursos são ministrados às terças, quintas e sábados, em diversos horários. Há turmas (mistas) tanto para crianças acima de 6 anos quanto para quem tem mais de 40 anos.

Contato livre, com cerca de 40 vagas remanescentes, é oferecido nos níveis iniciação e competição. O curso tem turmas às segundas, quartas e sextas-feiras, além do sábado e domingo. Pode participar quem tem mais de 7 anos de idade. Também para pessoas acima de 7 anos há 160 vagas disponíveis nos cursos de kickboxing, em quatro horários às segundas, quartas e sextas-feiras. Jiu jitsu, com 13 vagas, tem duas turmas, em dias variados. O público-alvo é, também, a partir dos 7 anos. E capoeira oferece cerca de 40 vagas remanescentes na iniciação e 40 no aperfeiçoamento. O público é a partir dos 10 anos de idade.

Para interessados em musculação, a instituição oferece 350 vagas anuais (mas
sem remanescentes no momento), em dias e horários variados, para pessoas acima de 16 anos. Condicionamento físico, para mulheres acima de 16 anos, há menos de 10 vagas. As aulas ocorrem sempre às segundas e quartas-feiras, em diversos horários. Há ainda futsal iniciação (para crianças e adolescentes) e treinamento (para idade acima de 39 anos). O de iniciação, dado às terças e quintas-feiras, em três horários pela manhã, tem 40 vagas remanescentes. O de treinamento, às segundas e quartas-feiras, à noite, 20 vagas.

Contra a depressão

O Baby Bario ni desenvolve ainda trabalho para a terceira idade, explica o diretor. Há aulas de condicionamento físico, alongamento e dança de salão, além de cursos de pedraria e bateria. “É a única para a terceira idade no Brasil”, garante. O grupo, como cerca de 50 componentes, se apresenta em diversos lugares e eventos. “Tem senhores e senhoras que dizem estar deprimidos, vêm aqui e se transformam; é uma tremenda terapia”, afirma Sacramento.

Podem participar dos cursos pessoas a partir de 7 anos de idade, de qualquer bairro da cidade. As inscrições são realizadas, normalmente em janeiro, na secretaria do Baby Barioni. Ao longo do ano, a cada bimestre são feitas inscrições para vagas remanescentes. É preciso levar atestado médico, xérox do RG, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Os cursos oferecidos vão até o final do ano. É excluído quem apresenta quatro faltas consecutivas ou seis alternadas, sem justificativa. Para continuar a prática da atividade no próximo ano, o interessado tem de fazer nova inscrição, fornecendo novo atestado médico.

Da Agência Imprensa Oficial