Quem quer ser um voluntário?

O site do Acessa SP, serviço de inclusão digital do Governo paulista, está cadastrando voluntários para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014. Pode participar quem tiver 18 anos […]

sex, 24/08/2012 - 10h11 | Do Portal do Governo

O site do Acessa SP, serviço de inclusão digital do Governo paulista, está cadastrando voluntários para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014. Pode participar quem tiver 18 anos ou irá fazer aniversário até três meses antes dos eventos ligados ao torneio mundial de futebol: a Copa das Confederações, em 2013, e o torneio propriamente dito, em 2014.

No ato da inscrição, será possível escolher em quais eventos o candidato gostaria de trabalhar. A lista inclui sorteio da Copa das Confederações, marcado para dezembro deste ano, em São Paulo; Copa das Confederações, em junho de 2013; sorteio da Copa do Mundo, previsto para o fim de 2013, na Costa do Sauípe (BA); Copa do Mundo, em junho e julho de 2014. O processo seletivo ocorre simultaneamente para os quatro eventos. Depois de 15 dias, o número de inscrições será avaliado, podendo essa etapa ser encerrada ou prorrogada.

Dedicação exclusiva

Quem for selecionado precisará ter disponibilidade para trabalhar pelo menos dez horas por dia. Além disso, ficará à disposição para colaborar durante 20 dias em caráter exclusivo, ou seja, ao longo da realização do evento. A expectativa é que 7 mil voluntários trabalhem na Copa das Confederações, no ano que vem, enquanto a Copa do Mundo 2014 deverá contar com 15 mil colaboradores.

Não há remuneração. As áreas de atuação incluem serviços de transmissão, de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras atividades. O Comitê Organizador Local (COL) aposta no Programa de Voluntários como uma das principais ferramentas de envolvimento da população brasileira e da comunidade internacional com a Copa do Mundo 2014. Para isso, divide os objetivos do programa em três fases.

Três etapas

A primeira etapa é a seleção de profissionais. Nessa fase, a meta é mobilizar e reunir pessoas de todo o Brasil e do mundo dispostas a contribuir para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. A segunda ocorre durante os eventos. O objetivo do COL é motivar os voluntários e criar condições ideais para que eles demonstrem alegria e simpatia ao atender e orientar delegações e torcedores, garantindo a atmosfera de celebração que caracteriza a Copa do Mundo.

Já a última fase será depois dos torneios. A meta é fazer do Programa de Voluntários um dos principais legados da Copa do Mundo. E, assim, expandir a cultura do voluntariado no Brasil e devolver ao mercado pessoas com experiência e treinadas para eventos de grande porte. O COL valoriza a diversidade e prioriza a inclusão de pessoas com deficiência.

Da Agência Imprensa Oficial