Mais de meio século projetando atletas

Promovido pela Secretaria de Esporte, os Jogos Regionais favorecem o desenvolvimento esportivo nos municípios paulistas e buscam os melhores atletas para participar dos Jogos Abertos do Interior, maior competição esportiva da América Latina

qui, 26/07/2012 - 10h07 | Do Portal do Governo

A saltadora Fabiana Murer, o mesa-tenista Hugo Hoyama, a jogadora de futebol Miraildes Maciel Mota, a Formiga. Ou então as ex-jogadoras de basquete Hortência e Paula, o ex- -nadador Gustavo Borges e o saltador João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Muitos dos nomes de destaque do esporte brasileiro que estiveram em importantes competições nas últimas décadas, ou estarão agora nas Olimpíadas de Londres, já participaram dos Jogos Regionais, evento promovido anualmente pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), que chega agora à sua 56ª edição.

Realizados no mês de julho, esses torneios regionais funcionam como uma seletiva. Classificam as cidades com melhor desempenho para os Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, maior competição esportiva da América Latina, que ocorre em novembro (neste ano, entre os dias 5 e 17, em Bauru). 

A finalidade dos Jogos Regionais é favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios paulistas; buscar os melhores atletas ou equipes em cada uma das regiões

esportivas, visando à participação nos Jogos Abertos do Interior; e contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades participantes. Em 2011, mais de 58 mil atletas de 442 municípios paulistas participaram da competição.

Cidade-sede

Os Jogos Regionais são uma consequência dos eventos promovidos pela secretaria que atendem à formação e iniciação esportiva, como a Olimpíada Escolar  (categorias mirim e infantil) e os Jogos Abertos da Juventude, informa a Coordenadoria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. O mérito dos Jogos é atender a uma clientela diversa, tanto o grande município (que participa de todas as modalidades e com número máximo de atletas) quanto o pequeno, que entra para disputar, por exemplo, apenas uma modalidade.

As competições ocorrem, atualmente, em oito regiões esportivas, cada qual com a sua respectiva cidade-sede. A escolha dessas sedes é feita dois anos antes (as inscrições para 2014 se encerraram no dia 30 de maio). Todos os municípios que compõem determinada região votam igualitariamente. Neste ano, participaram da primeira fase dos Jogos (entre 3 e 14 deste mês) as regiões de Santo André, Lins, Bebedouro e Dracena. Da segunda fase (entre 14 e 28), Caraguatatuba, Atibaia, Penápolis e Avaré. A divisão em fases atende a uma necessidade administrativa.

Os Jogos são disputados, desde 2008, em duas divisões. Integram a primeira divisão os seis municípios melhores colocados na classificação geral da edição anterior. Além disso, o primeiro e segundo colocados na classificação geral da segunda divisão, mais o município-sede. A segunda divisão é composta pelos demais. Há também duas categorias: livre (compreendendo atletas de todas as idades) e sub 21 (até 21 anos).

Novidade

A competição abrange 22 modalidades esportivas e, a critério de cada município, são disputadas modalidades extras, como surfe, vela, mountain bike. A categoria livre, por exemplo, compreende atletismo, atletismo PCD (pessoa com deficiência), basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, malha, natação, natação PCD, tae kwon do e tênis. A sub 21 é composta de basquetebol, damas, futebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Os Jogos contemplam ainda a ginástica artística masculina até 14 anos e feminina, até 16 anos.

A idade mínima para participar das disputas varia conforme a modalidade esportiva e não existe idade máxima. Nas ginásticas artística e rítmica, por exemplo, o mínimo é 9 anos. Nas modalidades dama e xadrez, 10 anos. Há ainda idades mínimas para modalidades como natação, tênis, tênis de mesa, atletismo PCD e natação PCD, entre outras. Para participar dos Jogos basta o município inscrever o atleta, na respectiva modalidade, no site da (SELJ), (www.selj.sp.gov.br).

Uma novidade neste ano é que, pela primeira vez, a Secretaria de Esporte disponibilizou em seu site Formulário de Consulta. O objetivo é coletar informações que mostrem ou não a necessidade de alterações, a partir de 2013, no regulamento geral dos Jogos Regionais e Abertos do Interior. 

Da Agência Imprensa Oficial