Esporte: 7 mil jovens fazem a festa de abertura dos campeonatos infantis de futebol do Estado

Atletas competem nas categorias sub 12 (dentinho), sub 14 (Dente de Leite) e sub 16 (Dentão)

seg, 08/05/2006 - 16h08 | Do Portal do Governo

A Abertura dos Campeonatos Dente de Leite, Dentinho e Dentão, fase capital, foi marcada por muita alegria, neste domingo, dia 7. Os jovens atletas mostraram muita disposição e garra durante o desfile, sempre motivado pelos pais que lotaram as arquibancadas do Ícaro de Castro Mello.

Após a entrada de todas as delegações, que compareceram maciçamente, houve o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, discurso das autoridades presentes, o juramento do atleta e a premiação das equipes mais numerosa e a mais original de 2005 e 2006.

Para participar não basta ser apenas bom jogador, tem quer bom de bola e bom de nota, os jovens atletas deve apresentar ao final de primeira fase seu boletim escolar, que vai determinar sua participação na fase seguinte. Uma note vermelha significa uma partida de suspensão, duas – duas partidas e três notas vermelhas significa que o atleta ficará um bimestre sem jogar.

Vitor Romera, de 14 da equipe da União Mutua F.C, que participa do campeonato pelo segundo ano consecutivo, foi o atleta responsável pelo juramento do atleta “Estava nervoso, mas foi muito legal”. O meia atacante promete muito esforço e se destacar durante o campeonato, sem esquecer da nota escolar “é preciso garra e estar bem afiado para jogar bem e ter boas notas, mas não é difícil, é só ter vontade” afirma o jogador que acredita que a Copa do Mundo é mais um incentivo na busca de poder estar na seleção já em 2010.

A família de Vitor, assim como outros tantos atletas, estavam orgulhosos de seus garotos e enfatizavam a importâncias destes jovens estarem praticando esporte longe das drogas.

Este ano a competição, considerada o maior do mundo na categoria, reúne 9 mil crianças de 180 entidades, representando 450 equipes. De 2 de junho, quando começa o campeonato, até dezembro ocorrerão mais de 3 mil jogos em 116 campos da capital. A grande final estadual ocorrerá no mês de dezembro nas cidades de Embu Guaçu, Mogi Mirim e Jundiaí, quando os clubes aproveitam a oportunidade para enviarem seus olheiros e contratarem os melhores atletas.

O campeonato, que este ano completa 36 anos de existência, já revelou grandes nomes do futebol brasileiro, inclusive alguns que são destaques no exterior, é o caso de Renatinho, Dodô, Zetti, Kaká, Everton, Diego, Casa Grande, Wladimir e Denílson.

Para a final participam os campeões das fases do interior (14), que saem das regiões das delegacias da coordenadoria de esportes, os cinco melhores colocados da capital, a equipe da cidade sede e o campeão e vice de 2005.

Em todo estado aproximadamente 60 mil crianças participam deste campeonato, organizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Ao termino são premiados os artilheiros, o melhor goleiro, melhor boletim escolar e as equipes que se destacaram.

Ao término do desfile foram premiadas as equipes Mais Original e Mais Numerosa de 2005 e 2006. Confira os vencedores:

Mais Original de 2005 – Clube Pequeninos do Meio Ambiente

Mais Numerosa de 2005 – GRCEE Jorge Bruder

Mais Original de 2006 – GRCEE Jorge Bruder

Mais Numerosa de 2006 – Clube Pequeninos do Jockey