Espetáculos promovem inclusão social e criatividade na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Exibições e workshop são gratuitos. As opções podem interessar todas as famílias

sex, 05/08/2022 - 15h00 | Do Portal do Governo

Em agosto, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe espetáculos e oficinas cheios de movimento e propósito, incentivando o público a refletir sobre a importância da integração de grupos sociais que são pouco representados no universo das artes. Todas as atividades são gratuitas.

Com entrada livre, nos dias 5, às 18h30, 6, às 15h, 12, às 19h, e 13, às 14h, será possível assistir a performance em vídeo A dança em nós. Fruto da colaboração entre a Cia Experimental de Dança Movimentarte com Tangará Cia de Dança e Palíndromo Coletivo Artístico, o espetáculo explora diferentes formas de expressão por meio da dança.

Ao integrar bailarinos com e sem Síndrome de Down, a videodança busca atuar na desestigmatização a respeito da condição genética e na construção de uma sociedade com mais oportunidades – assunto que será abordado no bate-papo com os artistas após a última sessão no dia 13 de agosto às 14h. Serão 25 ingressos, que podem ser retirados uma hora antes do evento.

Para as pessoas interessadas e a partir dos 16 anos, além de estudantes, profissionais de dança e artes cênicas, no dia 12 de agosto, das 18h às 21h30, e 13 de agosto, das 11h às 14h30, será possível participar da Oficina de dança: 7 horas para criar. O objetivo do workshop, coordenado pela Confraria da Dança, é fazer reflexões e demonstrar o seu processo criativo para os participantes. São 20 vagas e é possível se inscrever até 7 de agosto por aqui.

Também no dia 13 de agosto, às 15h, será possível assistir uma performance em vídeo, no Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade da Confraria da Dança, o solo Carta para não mandar ou cantiga interrompida interpretado pela bailarina Diane Ichimaru. A narrativa gira em torno do movimento gerado pela incompletude em um corpo feminino em contradição e coloca em prática temas que foram analisados na Oficina de dança: 7 horas para criar. A entrada é permitida para todos os públicos e será possível retirar os ingressos uma hora antes do evento.

Voltando a falar de arte e integração social, a performance Bordados de Corpus e suas ações performativas estará na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 30 de agosto a 2 de setembro, de terça a sextas-feiras às 20h. Trata-se de um espetáculo de dança originado de um projeto artístico pedagógico entre pesquisadores do Laboratório de Dramaturgia do Corpo – LADCOR do PPGAC da ECA/USP e mulheres da Ocupação José Bonifácio 237.

O objetivo inicial da pesquisa era criar um espaço de escuta no qual as mulheres da Ocupação pudessem expressar seus sentimentos, vivências e angústias. Com o passar do tempo, o projeto acabou se transformando em uma performance, por meio da qual é possível elas ampliarem suas vozes. Serão 20 ingressos disponíveis para interessados a partir dos 16 anos, que podem ser retirados uma hora antes do início do evento.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade faz parte de Oficina Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Confira a programação completa a seguir:

 

Para ficar por dentro de toda a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa.