Espetáculos mostram a arte do corpo no Teatro de Dança

Em março, artistas vão apresentar temas extraídos da literatura, do cotidiano das grandes cidades e das situações de opressão

qua, 07/03/2007 - 12h15 | Do Portal do Governo

O Teatro de Dança, no centro da capital, apresentará em março espetáculos montados por grupos de três capitais brasileiras, de Campinas e de São José do Rio Preto. Haverá peça infanto-juvenil e outras sobre o cotidiano de Belo Horizonte, o universos de Graciliano Ramos, narrativas em estilo almanaque com técnicas circenses, vida dos camelôs e a ação do poder do Estado sobre o corpo das pessoas (prisão, submissão).

Nos dias 3 e 4 se apresenta a Cia. Dimenti, de Salvador (BA), com o espetáculo Chuá, idealizado para jovens, a partir das observações da famosa dança O Lago dos Cisnes. De 9 a 11 de março, é a vez da dançarina Gabriela Christófaro, em exercício solo na peça Por Que tão Solo? O espetáculo relembra danças e histórias da capital mineira.

Entre os dias 16 e 18, a atração vai ser a peça Tudo Que Se Espera…, Rio de Janeiro, com cinco artistas cariocas que irão tratar do mundo do escritor Graciliano Ramos. Do interior do Estado, vem a Virtual Companhia de Dança interpretar POP, São José do Rio Preto, com recursos visuais e técnicas de artistas de circo, nos dias 23, 24 e 25.

Em 30 e 31 de março, e também 1º de abril, subirá ao palco o Grupo República Cênica, de Campinas, com os espetáculos Ambulante, a respeito da vida dos camelôs, e Sobre Caviar, Chucrute e Chuleio, que retrata a prisão e os oprimidos.

O Teatro de Dança é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, administrado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa) e o Circolo Italiano. A secretaria reformou o teatro e o inaugurou em setembro do ano passado. A intenção é oferecer um local específico para a dança, nos moldes do antigo Teatro Galpão, que fez sucesso na capital, na década de 70, ao se dedicar a essa arte. O Teatro de Dança está localizado nas esquinas das avenidas Ipiranga e São Luís, no subsolo de um dos edifícios mais famosos da cidade, o Edifício Itália.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Teatro de Dança

Av. Ipiranga, 344, subsolo, capital (Edifício Itália) – próximo à Estação República do Metrô

Telefone da bilheteria: (11) 2189-2555. Informações: (11) 2189-2557

Ingressos: R$ 16 e meia-entrada para estudante e idoso. Estacionamento: R$ 12, com manobrista

www.apaacultural.org.br