Espetáculos de dança agitam a capital

Plataforma Estado de Dança é opção no Sérgio Cardoso

qua, 06/06/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado selecionou alguns espetáculos de dança para curtir o feriado. No Teatro Sérgio Cardoso há a exibição de grupos de dança da capital e interior em diferentes estilos. Já na zona sul, vários pontos receberão a 3ª mostra do Circuito Vozes do Corpo.

LEIA TAMBÉM
Museus de São Paulo são opção de lazer no feriado
Do erudito ao caipira, confira as atrações musicais 
Confira as peças teatrais em destaque na semana 
Exposição O imaginário de Babinski figura entre os destaques da cidade  

Confira:

Plataforma Estado de Dança é opção no Sérgio Cardoso
A mostra estadual em sua 3ª edição apresenta um panorama de dança com espetáculos de grupos da capital e do interior em diferentes estilos que vão do flamenco ao contemporâneo e tratam de temas como a universalidade do medo e a relação do homem com o meio ambiente. Na sexta-feira, a Incunábula Companhia apresenta, pela primeira vez, Alfaiataria de gestos. O número mescla dança contemporânea com as artes visuais. Programação completa no site www. cultura.sp.gov.br.

Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3288-0136
Horário: de hoje a sábado, 19 e 21 horas
Domingo, 17 e 19 horas
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)
Classificação: livre. Até domingo

Mostra 3º Circuito Vozes do Corpo
A mostra 3º Circuito Vozes do Corpo – O centro na periferia reúne espetáculos com 27 companhias de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de performances, debates e workhops com profissionais da dança. O evento está dividido em três categorias. Na Mostra Local, grupos da região do Capão Redondo e adjacências exibem a diversidade de temas e estilos. A Mostra de Rua será entre as estações da Linha Lilás do Metrô Capão Redondo. O Poupatempo, Terminal Santo Amaro e o próprio Metrô serão utilizados como espaço para performances. A categoria Espetáculos inclui dança de grupos, solos, duos e trios nas dependências do Ninho Sansacroma. O projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural – Proac (2011) da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, Sesc Santo Amaro e organização da Cia. Sansacroma. Todas as atividades têm entrada franca.

Destaques da programação:
Homo ludens – Fluxos, lugares e imprevisibilidades
O jogo da improvisação na dança e na música é o ponto de partida para a criação de intervenções urbanas. Os gestos instigam novo olhar sobre a paisagem, os movimentos dos intérpretes no ambiente quebram a rotina e conduzem a uma reflexão sobre a transformação do espaço. Com o Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte.
Metrô Capão Redondo: amanhã, 16 horas

Salão e Das oito (da Cia. Fawask)
Espetáculo de dança composto por duas peças que tratam de temas distintos. Salão tem referências do filme Le bal, de Ettore Scola, e trata sobre as relações entre dois casais num ambiente que remete a um antigo salão de baile. Das oito é construído a partir de imagens e símbolos que representam aspectos da atual condição da mulher na sociedade.
Ninho sansacroma: amanhã, 20 horas

Nuvens insetos (Cia. Fragmento de Dança)
Durante o processo criativo foram utilizados diversos fragmentos de cartas famosas como as da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e do cantor estadunidense Kurt Coubain (1967-1994), além de cartas coletadas durante a temporada de outro espetáculo da companhia em 2011, na qual surgiram conteúdos de confissões, relações de intimidade, despedidas, solidão e ausência.
Ninho sansacroma: domingo, 19 horas

Locais

Metrô Capão Redondo
Av. Carlos Caldeira Filho, 4.261 – São Paulo
Ninho sansacroma
Rua Dr. Luís da Fonseca, 248 – Parque Maria Helena – (100 metros da Estação do Metrô Capão Redondo)
Telefone (11) 5511-0055
Poupatempo Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 176/258 – São Paulo (próximo ao Largo 13 de Maio)
Terminal Santo Amaro
Av. Padre José Maria, 400 – Santo Amaro – São Paulo

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial