Espetáculo gratuito celebra 15 anos do Projeto Guri

Apresentação acontece na Sala São Paulo no dia 20, às 21h, e é aberta ao público

ter, 14/12/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior projeto sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 15 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e nos guris sua obra prima.

Para celebrar a data, a Governo do Estado de São Paulo realiza, na Sala São Paulo, no dia 20, às 21h, um show especial em que dezenas de guris cantam, tocam e contam esta história de sucesso. Uma hora antes do show, a partir das 20h, acontece o coquetel de pré-lançamento do livro “Projeto Guri 15 Anos”. “No país, nenhum outro projeto promoveu tantos impactos de desenvolvimento humano e social por meio do ensino coletivo de música”, afirma Andrea Matarazzo, secretário de Cultura do Estado de São Paulo. “O Guri é um projeto de sucesso que promove, há anos, o acesso à cultura a milhares de crianças e jovens. Resultados que devem ser comemorados, continuados e melhorados”.

No palco, alunos dos polos da capital dividem a cena com alguns convidados especiais, como Thalma de Freitas, Andreia Dias e Rappin’ Hood. No repertório, canções populares mescladas a músicas do CD Projeto Guri Convida, lançado há um ano com a participação desses e de outros artistas. O show “Projeto Guri – 15 anos” é gratuito e aberto ao público. Basta retirar os ingressos na bilheteria da Sala São Paulo com duas horas de antecedência.

Orquestra afinada

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os 358 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri, enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Para participar do Projeto Guri, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta ter entre 6 e 18 anos, procurar um polo com disponibilidade de vagas e comprovar a freqüência à escola regular. Ao ingressar no Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

Nos polos do Guri as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação do grupo e, ao mesmo tempo, também de cada um.

Histórias de guris

Apoiada por um serviço de atendimento social, o Projeto Guri oferece aos alunos uma oportunidade real de crescimento cultural e de inclusão social. Em 15 anos, são inúmeras as histórias que comprovam os resultados efetivos deste trabalho.

Algumas dessas histórias compõe o livro “Projeto Guri 15 Anos”, cujo pré-lançamento ocorrerá num coquetel oferecido a partir das 20h, uma hora antes do show da Sala São Paulo.

Dividido em 15 capítulos, um para cada região administrativa do Estado, o livro narra, por meio da vivência pessoal de 15 guris, histórias do Guri, com uma divertida linguagem e projeto gráfico inspirados em diários e almanaques infantis. Além disto, apresenta características culturais, geográficas e socio-econômicas das regiões.

O lançamento oficial do livro está programado para o primeiro trimestre de 2011, quando será distribuído em livrarias de todo o país.

A música que transforma

Durante todo o ano de 2010, diversas atividades foram realizadas em comemoração aos 15 anos do Projeto Guri. A Secretaria de Estado Cultura, em parceria com Associação Amigos do Projeto Guri, por exemplo, lançou o “Programa de Bolsas de Estudos”.

A primeira edição do programa selecionou, em junho deste ano, 13 ex-guris, jovens entre 16 e 22 anos, que contaram, por um período de até um ano, com o apoio da organização para realizarem seus estudos em instituições do Brasil e do exterior. Entre os destinos estão instituições como o Conservatório de Tatuí, a Academia Nacional de Música Pancho Vladigerov (Bulgária) e o Conservatório del Liceu de Barcelona (Espanha), entre outros. Ainda no primeiro trimestre de 2011 a AAPG abrirá processo seletivo para a 2ª edição do programa.

CD Projeto Guri

Outro projeto de destaque desenvolvido para o 15º aniversário do Guri foi o CD Projeto Guri Convida. Cerca de 380 guris acompanham no CD um time dos sonhos de músicos brasileiros, entre artistas novos e consagrados, todos convidados pelo produtor Beto Villares para criarem composições inéditas.

Estão lá nomes como Arnaldo Antunes (Vende-se dinheiro), Fernando Catatau (O resto da tinta), Céu (Robotito), Fernanda Takai (Sem embaraço), Anelis Assumpção (Convite) e Zélia Duncan (A voz do instrumento).

Parte do repertório do CD compõe o show que será realizado na Sala São Paulo. Estão incluídas as músicas “Fugitivos”, “Tatu”, “Sonho de criança”, “Virar o jogo”, “Voz do meu instrumento”, “Caim” e “Sou bobo não”, com as participações especiais de Thalma de Freitas, Rappin’ Hood, Andreia Dias, Iara Rennó, Maurício Pereira e Max B.O.

Serviço
Show Projeto Guri – 15 Anos
Data:
20 de dezembro, às 21h.
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16.
800 lugares – Grátis
Informações: www.projetoguri.com.br

Da secretaria de Estado da Cultura