Espetáculo: Caravana paulista de teatro coloca o pé na estrada

Secretário da Cultura de São Paulo assinou contrato com 32 companhias teatrais para apresentações de espetáculos pelo interior paulista

qui, 15/03/2001 - 18h16 | Do Portal do Governo

O secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcos Mendonça assinou nesta quinta-feira, 15, contrato com 32 companhias teatrais para apresentações de espetáculos pelo interior de São Paulo.

São 19 peças teatrais para público adulto e 13 para infanto-juvenil, que fizeram sucesso na capital durante a última temporada e agora serão encenadas em 192 sessões em diversos municípios. A estréia acontece no dia 17 deste mês, na cidade litorânea de Mongaguá, com o espetáculo ‘A que ponto chegamos’, com Esther Goes e Walter Breda.

O projeto Caravana Paulista de Teatro faz parte da política cultural da Secretaria da Cultura, apoiada no tripé: formação, estímulo à produção teatral e circulação de espetáculos. Na formação conta com projeto Ademar Guerra (que orienta grupos amadores), Curso de Direção com José Renato e Curso de Ação Dramática coordenado por Chico de Assis. No estímulo às produções, os prêmios Flávio Rangel e Carlos Miranda.

Já no âmbito da difusão e ampliação do acesso da população à atividade cultural, a Caravana Paulista de Teatro vem com o objetivo de estimular a circulação da produção teatral. Além de alongar a carreira de cada peça, cria novas possibilidades de mercado para os atores, assim como amplia as oportunidades de acesso ao lazer cultural, com a vantagem da promoção de espetáculos a preços populares.Em todas as apresentações, o preço máximo dos ingressos será de R$ 5,00 (cinco reais).

Selecionados entre 153 inscritos, os espetáculos contratados levarão a essas cidades autores, diretores e companhias consagradas. Anjo Duro, com Berta Zemel, A Comédia do Trabalho, com a Cia do Latão, Domésticas, do Grupo Marzipan e A Última Gravação de Kraft, com Antonio Petrin, As Sereias da Zona Azul, com Rosi Campos, Contos de Sedução, do Grupo Tapa e Este Castelo Será Meu, com Pascoal da Conceição, são apenas alguns exemplos.

Comédias, dramas, tragédias e musicais de autores estrangeiros e nacionais, se revezarão pelas cidades escolhidas. Cada companhia realizará 6 espetáculos, envolvendo aproximadamente 150 atores.

‘A produção cultural de São Paulo é intensa e de uma diversidade incrível. A Secretaria não se limita apenas a gerar trabalho para o artista, mas cria oportunidades para o público do interior ter acesso a essa produção
cultural’, ressalta o secretário Marcos Mendonça. E acrescenta que o teatro é o pólo irradiador da cultura, trazendo importante colaboração na difusão do trabalho para incrementar a atividade artística de alto nível.

A Caravana Paulista de Teatro dá o primeiro passo para um trabalho que deverá se ampliar com o ingresso de novas companhias e outras cidades que tenham interesse em acolher os espetáculos. Os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Artes Cênicas pelos telefones: (11) 3351-8051/3351-8055.

Os municípios que já têm peças agendadas são:

Santa Rita do Passa Quatro, São João da Boa Vista, Avaré, Amparo, Paranapiacaba (Santo André), Tupi Paulista, Limeira, Santa Cruz do Rio Pardo, Piracicaba, São Simão, Lençõis, Santa Barbará D’Oeste, Salto,
Franca, Ourinhos, Bragança Paulista, Dracena, Itápolis, Ilha Solteira, Botucatu, Jundiaí, Aparecida, Orlândia, Cruzeiro, Monte Azul, Casa Branca, Garça, Penápolis, Guararapes, Pirapora do Bom Jesus, Guarujá, Pirassununga, Americana, Ribeirão Pires, Araras, São Roque, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, Mauá, Capivari, São Miguel, Osvaldo Cruz, Descalvado, Guarulhos, Tietê, Taboão da Serra.