Especialistas e população discutem melhorias da qualidade de vida

O evento faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil

ter, 30/06/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Especialistas brasileiros e franceses em meio ambiente e urbanismo discutiram nesta terça-feira, 30, junto com a população como melhorar a qualidade de vida da população nos grandes centros urbanos. O evento, que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, foi realizado no câmpus Anália Franco, da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL e faz parte do calendário Ano da França no Brasil.

Denominado de “Ambiências Urbanas da Cidade de São Paulo – O que a cidade está fazendo para se transformar? Um olhar para a Região Macro Leste”, o debate foi promovido pelo “Centre de Recherche sur L’Espace Sonore et l’Environnement Urbain” , em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Fórum Agenda 21 Macro Leste e com o apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e órgãos da Prefeitura de São Paulo, entre outros.

Segundo Cintia Okamura, representante da Cetesb e coordenadora da equipe brasileira, a escolha da Zona Leste para sede do encontro se deve ao trabalho desenvolvido pelo Fórum Agenda 21 Macro Leste. O fórum foi criado em 2005 para discutir como melhorar a vida da população nos centros urbanos e tem ampla participação de organizações não-governamentais, iniciativa privada e poder público. Outro motivo é o trabalho desenvolvido pelos 11 subprefeitos da região e a sociedade civil na busca de um novo modelo de desenvolvimento.

Os especialistas, juntamente com os membros do Fórum Agenda 21 Macro Leste, deverão produzir uma proposta sobre a contribuição das ambiências urbanas na construção de políticas públicas para a cidade de São Paulo.

Além disso, no final do encontro, está prevista a assinatura de termo de adesão do Fórum Agenda 21 Macro Leste à Rede Internacional de Ambiências Urbanas, estabelecendo o compromisso de cooperação para o estudo da natureza e especificidade das ambiências e elaboração de projetos de intervenção urbana.