Especialistas do IG estão em alerta durante temporada de chuva

Equipe de especialistas do Instituto Geológico encontra-se em plantão, desde o início de dezembro

sex, 27/02/2009 - 17h03 | Do Portal do Governo

O mês de dezembro de 2008 transcorreu dentro da normalidade, pelo menos para equipe de especialistas do Instituto Geológico – IG, órgão vinculado à Secretária do Meio Ambiente, que encontra-se em sobreaviso em função das chuvas e dos episódios de emergência motivados por elas. Até março, o Instituto estará desenvolvendo um trabalho de parceria, com a Defesa Civil do Estado, com o objetivo de apoiar tecnicamente as situações de riscos.

No mês de janeiro, foram realizados oito atendimentos de emergência, por solicitação da Defesa Civil, nos municípios de Alumínio, de Araçariguama, de Mairinque, de Adamantina, de Boituva, de Dracena, de Ilha Solteira e de Irapuru. As emergências foram motivadas por escorregamentos de talude, solapamento de margem de canal e processos erosivos. Como balanço, do mês de janeiro, 49 moradias ficaram em situação de risco, das quais 10 já foram interditadas, havendo sugestão de remoção de 142 moradores.

Os especialistas do IG continuarão em trabalho de plantão até o final do período crítico de chuvas, previsto para março.

Da Secretaria do Meio Ambiente