Especialistas discutem nanotecnologia em bate-papos virtuais

Chat IPT tem o objetivo de conectar pessoas e facilitar reuniões de trabalho

seg, 29/10/2007 - 11h39 | Do Portal do Governo

Está programada até dia 9 de novembro uma série de bate-papos virtuais sobre nanotecnologia, realizados no Chat IPT (http://chat.ipt.br/renanosoma). Os encontros fazem parte do projeto “Engajamento Público em Nanotecnologia”, apoiado pelo CNPq e coordenado pelo IPT e pela Rede de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma).

O tema ética será discutido nesta segunda-feira, 29 de outubro, às 14 horas, no bate-papo sobre “Bioética e Nanotecnologia”, com João Carlos Ledo, engenheiro eletrônico pela FEI e mestre em bioética pela Universidade São Camilo.

No dia 31, também às 14 horas, “Nanotecnologia, Segurança do Trabalhador e a Fundacentro” será o assunto tratado pela química Arline Sidnéia Abel Arcuri, pesquisadora da Coordenação de Higiene do Trabalho, da Divisão de Agentes Químicos da Fundacentro, fundação do Ministério do Trabalho e Emprego.

O primeiro bate-papo de novembro, que acontece no dia 5, às 14 horas, tem como tema “Nanotecnologia e Genética”, com participação do professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Henrique Krieger, graduado em História Natural na área de Genética, doutor pela Universidade do Hawaii e também livre-docente pela USP.

No dia 7, o sociólogo Paulo Martins, pesquisador do IPT na área de nanotecnologia e coordenador da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanossoma), volta ao Chat IPT para tratar de “Nanotecnologia e Meio Ambiente”, às 14 horas.

“Tratamento de câncer com nanotecnologia” será o tema do último bate-papo programado até agora, que deve acontecer às 10 horas do dia 9 com a participação de Celso Vataru Nakamura, graduado em Farmácia Bioquímica e professor da Universidade Estadual de Maringá. Nakamura iniciou, em 2006, projeto para desenvolver uma formulação farmacêutica por nanotecnologia para o tratamento de câncer de próstata.

Para participar do chat, que tem duração de uma hora, acesse o site http://chat.ipt.br/renanosoma/index.php?agenda, clique no assunto do dia e escolha um nome de usuário. Os bate-papos já ocorridos podem ser acessados na seção “Arquivo” do site.

O Chat IPT foi criado pela Seção de Informática Aplicada do Instituto com o objetivo de conectar pessoas e facilitar reuniões de trabalho. Para contratar esse serviço e obter mais informações, entre em contato pelo chat@ipt.br.

Do IPT

(C.C.)