Especialistas debatem políticas públicas voltadas ao meio ambiente

Realizado na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, evento ‘Diálogos’ promoveu discussões sobre sustentabilidade

seg, 25/06/2018 - 21h43 | Do Portal do Governo

A educação ambiental como parte integrante e fundamental das políticas públicas integrou o debate no evento “Diálogos”, realizado neste mês na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A iniciativa levou à reflexão dos participantes e muitos representantes do poder público sobre o que foi considerado um verdadeiro “vácuo político” e que precisa de atenção.

“Está na hora de a educação ambiental desabrochar”, enfatizou o secretário Maurício Brusadin, na abertura do encontro, que chegou à 5ª edição em 2018. “A Secretaria do Meio Ambiente ajudará os municípios a promover uma educação ambiental efetiva. Em nove meses de gestão, conseguimos ter consolidada nossa Política Estadual de Educação Ambiental”, declarou.

Sustentabilidade

Além do evento, o objetivo é estimular a implementação da sustentabilidade ambiental no Estado, com representantes engajados no setor. “A sociedade deve se empoderar da educação ambiental. Na nossa luta, precisamos do respaldo da sociedade”, disse a coordenadora em exercício de Educação Ambiental da pasta, Malu Freire.

Durante as discussões, os participantes reconheceram um avanço no Brasil nos últimos anos, no que tange à sustentabilidade ambiental, e que só o diálogo, de fato, é que levará à construção e à incorporação do tema ao dia a dia da sociedade.

Outros assuntos em pauta foram a formação de capacitação em políticas públicas em meio ambiente para os municípios paulistas, a educação ambiental como instrumento de gestão ambiental municipal, experiências interessantes em andamento e a construção de políticas públicas na área.