Especialistas debatem os rumos da produção de biocombustível

Conferência Nacional de Bionergia (Bioconfe) é promovida pela USP

ter, 25/09/2007 - 8h43 | Do Portal do Governo

A USP promove a partir desta quarta-feira (26) a Conferência Nacional de Bionergia (Bioconfe), em São Paulo. O evento discutirá o desenvolvimento de tecnologias avançadas que permitam ao Brasil aproveitar recursos naturais abundantes, como área agricultável e água, para aumentar a produtividade no campo da bioenergia e se colocar à frente de outros países no setor.

O encontro reunirá especialistas da Universidade, da iniciativa privada e do governo. A abertura será feita pela reitora da USP, Suely Vilela, no dia 26, às 9 horas. Em seguida o ex-ministro da Educação e ex-reitor da USP, José Goldemberg, fará uma apresentação sobre O programa de bioenergia do Estado de São Paulo. Para os três dias da Bioconfe estão previstos seis painéis sobre bioenergia, além de conferências como Cenários mundiais do biodiesel, que será feita por Nivaldo Trama, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel).

“O objetivo é usar o conhecimento que o Brasil já tem na área e propor estratégias para superar as dificuldades tecnológicas e aproveitar a oportunidade histórica oferecida pela bioenergia”, afirma o professor Wanderley Messias da Costa, presidente da Bioconfe. A conferência reunirá pesquisadores de diferentes áreas, tais como genética, química, engenharia, agronomia e economia. “Isso permitirá abordar a bioenergia do modo mais abrangente possível, discutindo desde os avanços científicos e tecnológicos até os impactos positivos e negativos na sociedade e no ambiente”, avalia o professor.

Entre as dificuldades a serem superadas, Costa menciona a necessidade de melhorar a tecnologia de fermentação da cana-de-açúcar, a fim de obter mais açúcar e álcool, e a urgência de aperfeiçoar o processo de obtenção do etanol por hidrólise, que permite o aproveitamento do bagago da cana. “Precisamos achar meios de aumentar cada vez mais a produção sem aumentar a área de plantio de cana”, ressalta.

Meio Ambiente

Os painéis da Bioconfe abordarão temas como Políticas públicas e inovação para o desenvolvimento da bioenergia, Pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a produção da bioenergia, Perspectivas de investimentos em bioenergia e seus impactos na economia brasileira e Bioenergia e indústria automobilística no Brasil e no mundo. Entre os palestrantes estará o professor e coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Paulo Saldiva, que falará sobre Bioenergia e o meio ambiente.

“Tanto o álcool como o biodiesel, fabricado a partir das oleaginosas, emitem taxas menores de substâncias cancerígenas durante sua produção. Isso traz um benefício na área de saúde para as regiões produtoras”, afirma Saldiva. “Porém, os custos do combustível, vão muito além do plantio, pois incluem também o custo saúde, todos os malefícios trazidos não só aos trabalhadores, mas a toda a população das regiões produtoras do combustível”.

De acordo com o professor da FM, cada trabalhador rural passou a colher, por dia, quatro toneladas de cana-de-açúcar, quando antes era responsável por uma colheita de 800 quilos. “Isso sem contar o aumento do uso de pesticidas e da queima da cana, que, mesmo em menor escala que o petróleo, emite poluentes na atmosfera”, alerta. “O produto tem que ser sustentável em todos os níveis, e para isso é importante agregar o vetor saúde humana na produção do biocombustível e em sua análise como fonte alternativa de energia”.

O evento conta com apoio de instituições acadêmicas privadas e governamentais, entre elas a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. A Bioconfe será realizada nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Maksoud Plaza Hotel (Al. Campinas, 150, São Paulo). As inscrições pela internet já foram encerradas e agora deverão ser feitas somente nos dias e local do evento.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806, e-mail markccs@usp.br, site www.usp.br/bioconfe

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)