Especialistas debatem desenvolvimento sustentável no litoral de São Paulo

Evento foi realizado em comemoração aos 25 anos de atividades do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista

qua, 01/01/2020 - 15h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, e diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, participaram da 227ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), em comemoração aos 25 anos de atividades do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

O evento, promovido em 19 de dezembro, reuniu representantes de nove municípios da região. Foram debatidos temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no litoral do Estado de São Paulo.

“O nível de desenvolvimento de uma cidade está diretamente associado ao saneamento básico. O conjunto de medidas desses serviços é essencial para preservar e modificar as condições do meio ambiente, prevenção de doenças e melhoraria da qualidade de vida da população, além da promoção da atividade econômica”, ressaltou Marcos Penido.

Patrícia Iglecias convidou cada prefeito da região a aderir ao Acordo Ambiental São Paulo. Mais de 50 empresas e entidades já oficializaram participação na ação voluntária, iniciativa que demonstra o esforço conjunto dos empresários e do próprio Governo na redução das emissões de gases que aumentam a temperatura do planeta, por meio de eficiência hídrica, energética e sustentável.

“Desde já, coloco a Cetesb à disposição das prefeituras para obterem apoio técnico e se integrarem ao trabalho das Câmaras Ambientais Técnicas, voltadas ao estabelecimento de políticas públicas que visem o cumprimento das metas de redução estabelecidas no Acordo de Paris”, salientou Patrícia Iglecias.

Licenciamento

Foi apresentado um breve balanço de programas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e da Cetesb em 2019, como os indicadores positivos do setor de licenciamento, traduzido em aproximadamente 60 mil processos que se encontram em análise nos últimos doze meses, superando em 20% o número mais expressivo, registrado em 2015.

A Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) exibiu o Relatório de Atividades de 2019 e o orçamento e Programa de Metas para 2020, além de uma homenagem aos 25 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH – BS).

Também participaram do evento o prefeito do município de Peruíbe, Luiz Maurício Pereira, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, a deputada federal Rosana Valle, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Campagnone, e os secretários de Meio Ambiente de Santos e Guarujá, Marcos Libório e Sidnei Aranha.