Especialistas debatem cenários ambientais para definir ações até 2020

Grupo integra o Comitê de Prospectiva do Projeto Cenários Ambientais 2020

ter, 17/02/2009 - 20h07 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 30 especialistas, de vários setores, representantes de secretarias de Estado, universidades, ONGs e setor industrial, reuniram-se na segunda-feira, 16, para debater e apontar os cenários ambientais ideais preconizados para 2020. O grupo, que compõe o Comitê de Prospectiva do Projeto Cenários Ambientais 2020, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente – SMA, trabalhou sobre 28 temas estratégicos que permeiam questões fundamentais no desenvolvimento sustentável paulista, relativos à atmosfera, solo, recursos hídricos e biodiversidade. As conclusões deste trabalho deverão definir as propostas de políticas públicas a serem implementadas pelo governo.

A reunião foi aberta pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que ressaltou a necessidade de se desenvolver metodologias modernas de prospecção, para a definição adequada de políticas de gestão ambiental. “Hoje, a Secretaria do Meio Ambiente tem uma inserção efetiva na administração, atuando de forma articulada com as demais secretarias, e por isso precisamos de dados precisos para o planejamento de nossas ações”, disse.

O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, que coordena também o Projeto Cenários Ambientais 2020, lembrou que “grande parte das políticas públicas permeia a questão ambiental”. Por esse motivo, Carvalho salientou que o trabalho de prospecção de cenários é necessário para traçar metas e orientar os investimentos considerando horizontes quadrienais.

Em seguida, Raul Sturart, presidente do Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, fez uma apresentação dos procedimentos que levaram à definição dos 28 temas estratégicos discutidos. Segundo explicou, o projeto tem a finalidade de elaborar propostas de políticas públicas de médios e longos prazos com base nos cenários ambientais prospectivos, para o ano de 2020.

Esta fase do trabalho baseou-se no diagnóstico ambiental do Estado que contemplou quatro dimensões, atmosfera, solo, recursos hídricos e biodiversidade, que remeteram a onze dimensões de influência, como demografia, construção civil, energia e outras. Estes estudos definiram cerca de 400 Fatos Portadores de Futuro – FPF, envolvendo processos, tecnologias, práticas e outros, que interferem no meio.

Dos FPFs é que foram extraídos os temas estratégicos, considerados estruturantes para a definição dos cenários ambientais para 2020. Os temas foram debatidos com especialistas e passaram por uma consulta virtual envolvendo mais de cinco mil pessoas, entre os quais 30% foram identificados como especialistas – mestres e doutores – em meio ambiente. A consulta avaliou a possibilidade de ocorrência dos eventos até 2020.

Os dados processados, considerando mais de 268 milhões de possibilidades, resultaram na definição de cenários de referência, dos quais foram extraídos os 28 temas estratégicos que abordam questões como cobertura vegetal, conflito pelo uso da água, conservação de energia elétrica na indústria, consumo residencial de energia, crescimento econômico, critérios socioambientais de consumo, desmatamento, esgoto doméstico, formalidade da economia, mudanças climáticas, necessidades habitacionais, participação cidadã, pesquisa e desenvolvimento, planejamento regional, qualidade da educação básica, recursos hídricos subterrâneos, resíduos sólidos, reservas minerais, transporte de carga, transporte urbano, perfil da indústria, unidades de conservação de proteção integral, transferências entre bacias hidrográficas, novos pólos regionais, dinâmica interna das regiões metropolitanas, expansão da cana-de-açúcar, preço do petróleo e expansão da zona costeira.

A fase atual, com a participação dos membros do Comitê de Prospectiva, é dedicada à definição dos cenários ideais. No dia 1º de abril próximo, segundo Casemiro Tércio Carvalho, será realizada nova reunião do grupo para iniciar o próximo passo que é a definição do cenário alvo, quando serão iniciadas as discussões para a elaboração de propostas de políticas públicas, com a finalidade de melhorar o cenário ambiental no Estado.

Da Secretaria do Meio Ambiente