Especialistas de SP e da Baviera discutem aproveitamento energético de resíduos

Encontro faz parte de acordo de cooperação estabelecido entre ambos os governos

sáb, 27/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Especialistas de São Paulo e da Baviera participaram na quinta-feira, 25, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), do Seminário Internacional “Perspectivas para o Aproveitamento Energético dos Resíduos Urbanos”, cuja finalidade foi avaliar os avanços no tratamento térmico do lixo.

Organizado pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente e de Saneamento e Energia, com o apoio da USP e do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo, o evento abordou também os resultados do Acordo de Cooperação entre os Estados de São Paulo e da Baviera, na Alemanha, com o objetivo de divulgar ações do governo paulista a fim de viabilizar projetos de Unidades de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos e o gerenciamento de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo.

“Essa cooperação entre governos desperta o que vimos em Nagoya sobre o papel importante dos governos nacionais na implementação das agendas ambientais. A solução para os resíduos tem que ser multimodal, mas é preciso não perder de vista a perspectiva de solução ambiental para o problema”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, ao comentar a parceria.

Segundo o engenheiro Aruntho Savastano Neto, gerente do Setor de Apoio a Programas Especiais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a cooperação entre os dois governos iniciou-se em 1997, com foco no gerenciamento de resíduos sólidos, considerando especialmente a escassez de áreas adequadas para a implantação de aterros em regiões metropolitanas de São Paulo, passando por questões como riscos, novas tecnologias e redução das emissões.

O representante da CETESB explicou que foram instituídos grupos de trabalho para a elaboração de um programa estadual de aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos e outros rejeitos de atividade econômica. Entre outras conclusões, mostraram a viabilidade de sistemas de tratamento de resíduos conjugados, com a geração de energia termelétrica, especialmente se computados os benefícios das compensações pela redução de emissões.

O evento contou com as participações de Matthias Ludwig Bogislav, cônsul-geral da República Federal da Alemanha, Sérgio Antonio Gonçalves, diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, de Ludwig Kohler, chefe do Departamento de Gestão de Resíduos, Proteção do Solo e Áreas Contaminadas da Baviera e de José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, entre outros.

Da Secretaria de Meio Ambiente