Especialistas da Cetesb recebem estudantes da Escola Superior

Grupo, constituído por alunos da 3ª turma da pós-graduação, conheceu os laboratórios instalados na sede da Companhia

seg, 09/03/2020 - 19h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

Um grupo de alunos do curso de pós-graduação ministrado pela Escola Superior da Cetesb visitou, na última sexta-feira (6), os nove laboratórios instalados na sede da Companhia Ambiental o Estado de São Paulo.

Para Tânia Mara Tavares Gasi, gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento, a atividade é o elo entre o teórico e o prático. “As aulas abordam as ações de licenciamento, controle e fiscalização. Com a visita aos laboratórios, é possível entender a importância das amostras coletadas em todo o processo”, avalia.

A Cetesb é praticamente autossuficiente nas análises das coletas, o que facilita e acelera os processos administrados pela instituição. “São aproximadamente 200 mil análises por ano, que atendem a demanda da companhia em monitoramento e fiscalização”, destaca Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais.

Referência

O primeiro laboratório visitado foi o de Amostragem, porta de entrada da Cetesb para todas as amostras coletadas, conforme Carlos Jesus Brandão, gerente da Divisão de Amostragem.

“Fazer a pós-graduação foi realizar um sonho, pois a Cetesb é referência quando o tema é meio ambiente”, afirma Karina Bueno, aluna do curso. A motivação é compartilhada com outro aluno, Alexandro Welikow, engenheiro aposentado, mas ainda na ativa como consultor ambiental. “Estou aproveitando as horas vagas para completar o conhecimento”, diz.

Os laboratórios instalados na sede da companhia agrupam 110 funcionários, incluindo químicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos e administrativos. Uma marca é a parceria realizada com as universidades e instituições de pesquisa como forma de evolução, transferência e modernização dos estudos e do conhecimento.