Especialistas criam Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Educação e Direito

Entidade foi criada durante Seminário Internacional promovido pelo governo do Estado de São Paulo

sex, 15/12/2006 - 16h23 | Do Portal do Governo

Professores e juristas de seis países reunidos no Palácio dos Bandeirantes na 1º edição do Seminário Internacional de Direito e Educação, promovido pelo governo do Estado de São Paulo, anunciaram na tarde desta sexta-feira, dia 15, a criação da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Educação e Direito (Abepede).

Os especialistas acreditam que a formação da entidade é o primeiro passo para posteriormente criar-se uma Associação nos mesmos moldes para representar países da América Latina. O principal objetivo da entidade é promover estudos e pesquisas com ênfase da rede de ensino no Brasil e realizar debates, seminários, simpósios e congressos no campo do direito educacional e das ciências sociais.

A diretoria da Abepede deve ser formalizada em quatro meses. Neste período, o estatuto social com as diretrizes também deve ser concluído pelos juristas. “Devemos a partir de agora formatarmos essa entidade. Teremos vários assuntos a serem discutidos”, comentou a juíza Mônica Sifuentes Pacheco de Medeiros, representante da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). Ela lembrou que a Abepede é um dos resultados do Seminário que visa tratar dos desafios e perspectivas do ensino superior.

Uma das coordenadoras do evento, a professora do Departamento de Direito do Estado da Universidade São Paulo (USP) Monica Herman, comentou que durante os dois dias de debates, outros dois pontos podem ser destacados: a discussão em torno do currículo nas escolas de magistratura e a reflexão sobre os desafios na educação dos juízes do século XXI.

“Devemos sair de um círculo vicioso e estarmos preparados para novos assuntos que o mundo contemporâneo nos coloca, como a questão das teleconferências e o ensino através da internet. Temos que avaliar como serão formados os juízes do futuro nesse mundo globalizado”, observou Monica. Ela disse, ainda, que no decorrer do Seminário foram discutidos temas como a autonomia e o controle das universidades.

Seminário Desafios da Educação Superior

Especialistas em educação do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Bélgica, Índia e Portugal encerraram hoje o ciclo de dois dias de debates. Professores, reitores, pesquisadores, juízes e juristas brasileiros participaram de cinco painéis do seminário, coordenado por Nina Ranieri e Monica Herman e pela juíza Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O evento contou com a participação do professor Pedro Barbas Homem, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, do americano Charles J. Russo, da Universidade de Daytona, do belga Jan De Groof, presidente da Associação Européia de Direito Educacional, Jorge Balan, executivo da Fundação Ford, e do indiano Kishore Singh, especialista da Unesco em educação.

Cleber Mata