Especialistas atenderão pessoas com problemas vocais em Bauru

Interessados devem participar de triagem, no próximo sábado, no Hospital Estadual Bauru

qui, 29/03/2007 - 7h50 | Do Portal do Governo

Quem tem problemas vocais e reside na região de Bauru poderá receber diagnóstico gratuito da equipes de otorrinolaringologia e fonoaudiologia do Hospital Estadual Bauru e da Unesp de Botucatu. A consulta será no dia 9 de abril, no ambulatório do hospital, na Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100, bairro Núcleo Geisel, em Bauru.

Nessa data, serão atendidas as pessoas que passarem por triagem, programada para este sábado (31), das 8 às 15 horas, no mesmo ambulatório. Para esse primeiro atendimento não é necessária inscrição antecipada. No sábado, os profissionais receberão interessados para um contato inicial e análise da necessidade ou não de consulta, que ocorrerá no dia 9 de abril. O esquema de triagem foi adotado em virtude da capacidade limitada de atendimento da consulta especializada (80 vagas).

Um dos objetivos da ação é detectar câncer de laringe e outras doenças que comprometem as cordas vocais e a garganta. O mutirão de consultas e a triagem integram a 9a Campanha Nacional da Voz, que vai de 16 a 21 de abril.

Ações de conscientização

Para participar da triagem é necessário que o interessado apresente alguns indicativos de problema vocal: rouquidão persistente por mais de duas semanas, associada ou não à dificuldade de respirar e de engolir; cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta mesmo sem gripe ou resfriado; pigarro; falhas ou perda da voz sem motivo aparente. É indispensável apresentar RG ou CPF e comprovante de residência.

Afine a sua Súde. Cuide da sua Voz é o tema da 9a Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, com o objetivo de prevenir doenças que atingem o aparelho vocal.

A campanha promoverá atendimento médico especializado e ações de conscientização em todo o País. Neste ano, conta com o apoio da cantora Claudia Leitte e do casal de atores Tarcísio Meira e Glória Menezes.

O uso inadequado e abusivo da voz é, em geral, a principal causa dos problemas vocais. O fumo é outro grande vilão, responsável por 97% dos casos de câncer de laringe.

As pregas vocais, responsáveis pela vibração que produz a voz, ficam sobrecarregadas quando são muito exigidas. Por isso, as pessoas mais afetadas por problemas de voz são os profissionais que dependem dela para trabalhar, como os professores.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital Estadual Bauru

 

(AM)