Especialista do HC afirma que 70% das gestantes sofrem de dores nas costas

Tratamento durante e após a gestação incluem fisioterapia, alongamentos e exercícios físicos

qui, 13/05/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Uma das maiores queixas das mulheres durante a gestação é a dor na coluna. De acordo com o ortopedista Alexandre Fogaça, especialista do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde, estima-se que 70% das mulheres têm problemas nas costas durante a gravidez, pois o corpo sofre alterações que podem desencadear dores. “A variação hormonal e o aumento do peso, principalmente no fim da gravidez, provocam alguns problemas, como lombalgias e tendinites”, explica.

Durante a amamentação, por ser um período em que a mãe carrega mais o filho no colo, também são frequentes as sobrecargas na coluna. O especialista lembra que, isso, normalmente, não leva a doenças mais graves, mas pode causar dores musculares e alterações de postura, como lordose e escoliose, que precisam ser tratadas.

Além do uso de analgésicos, que em alguns casos precisam ser prescritos, os tratamentos durante e após a gestação são feitos com fisioterapia, alongamentos para as pernas e exercícios físicos, para fortalecer a musculatura que reveste a coluna e o abdômen. “Na fase de amamentação, as atividades físicas são mais recomendadas do que o uso de medicações, pois essas podem alterar o leite e prejudicar o bebê”, alerta Fogaça.

O médico ressalta que as mulheres que praticam exercícios físicos, antes e durante os primeiros meses de gestação, desde que não tenham nenhuma contra-indicação do obstetra, têm menos chance de sofrer de dores nas costas.

Dicas para dormir bem 

As grávidas também costumam não se sentir confortáveis na hora de dormir. “O ideal é deitar de lado com um travesseiro da altura dos ombros e outro entre as pernas para equilibrar o peso e deixar a coluna alinhada”, observa Fogaça. De acordo com ele, os métodos que estão na moda para carregar crianças, como Slings e Cangurus, também podem causar problemas de coluna. “A melhor maneira de transportar a criança é no carrinho e não no colo”, finaliza.

Da Secretaria da Saúde