Especial: SP comemora bicentenário do criador do sistema de leitura braile

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai realizar palestras com outras 11 instituições

ter, 25/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

O ano de 2009 marca os 200 anos de nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para deficientes visuais que recebeu seu nome. Para comemorar a data, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) vai organizar – ao lado de outras 11 entidades que apoiam causas relacionadas às pessoas com deficiência visual – o ciclo de palestras “200 Anos de Nascimento de Louis Braille – O Sistema Braille como instrumento de conquistas”. O evento será promovido entre agosto e novembro e terá a coordenação da Comissão Paulistana para o Bicentenário de Nascimento de Louis Braille.

As palestras têm o objetivo de homenagear o criador do método e demonstrar as aplicações atuais do sistema de leitura e escrita Braille. Segundo levantamento do Instituto Pró-Livro, o método é adotado por cerca de 400 mil pessoas com deficiência visual no País. Ao todo, há 16 milhões de pessoas com algum tipo de alteração na visão no Brasil – cerca de 2 milhões delas em São Paulo. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de brasileiros tenham menos de 30% da capacidade de visão, de acordo com dados da Fundação Dorina Nowill para cegos, com base em levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Durante o ciclo paulistano de palestras, serão discutidos temas como a produção de livros em Braille, a história e as perspectivas futuras do sistema, a aplicação educacional do sistema e o Braille frente a novas tecnologias. A Semana Nacional Comemorativa do Bicentenário de Louis Braille foi aberta com uma apresentação do Coral e Orquestra Allegro, com participações especiais do maestro João Carlos Martins e Giovanna Maira, no SESC Pinheiros no domingo, 23.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação de São Paulo, realiza o último painel do ciclo, intitulado “Políticas Públicas e o Braille”. Marcado para 18 de novembro, a meta do evento é convidar instituições de interesse e utilidades públicas para um debate sobre os meios eficazes de disponibilizar seus produtos e serviços às pessoas com deficiência visual, por meio da codificação em Braile. A participação, gratuita, no ciclo de palestras pode ser garantida por meio de inscrição pelo telefone (11) 5091-3700 ou pelo e-mail cape@edunet.sp.gov.br.

Serviço:
Painel Políticas Públicas e o Braille
Realização
: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria da Educação
Data: 18 de novembro de 2009, quarta-feira – das 14h às 17h
Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564) Portão 10
Inscrições: (11) 5091-3700 | cape@edunet.sp.gov.br

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência