Especial Idosos: SP tem competição esportiva para idosos

Jogos Regionais dos Idosos (JORI) tem sete etapas na capital e no interior do Estado

qui, 25/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, oferece um estímulo a mais aos idosos para a prática de esportes: os Jogos Regionais dos Idosos (JORI).

Desde 1995, a pasta promove na capital e nas cidades do interior paulista diversas atividades esportivas entre atletas com no mínimo 60 anos. Durante os dois primeiros anos, os jogos eram de caráter recreativo, e em 1997, quando ganharam a denominação de JORI, passaram a ser uma competição. Até hoje, os jogos já movimentaram mais de 300 mil atletas da terceira idade.

Atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, vôlei adaptado, xadrez e o tênis de mesa adaptado são algumas das modalidades que entram na disputa.

O JORI é composto por sete fases, sendo que cada uma delas abrange uma região do interior ou capital do Estado de São Paulo. Este ano, os XIII Jogos Regionais dos Idosos começaram em Presidente Prudente, no dia 22 de abril, onde cerca de 1.450 atletas de 41 cidades das regiões de Presidente Prudente e Araçatuba participaram da primeira etapa. A segunda fase foi sediada pela cidade de Votuporanga, na região de São José do Rio Preto, entre os dias 14 e 17 de maio. Depois, foi a vez da região de Itapetininga, onde as disputas reuniram, de 18 a 21 de junho, 61 municípios e 2300 atletas  que estiveram à frente de 13 modalidades.

As próximas fases acontecerão em Taquaritinga (19 a 23 de agosto); na capital paulista (09 a 13 de setembro); Caraguatatuba (23 a 26 de setembro); e Bragança Paulista (21 a 25 de outubro).

Terminadas as fases regionais, os três primeiros atletas classificados em cada modalidade participam da Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JEI), que acontecerá entre os dias 18 e 22 de novembro, em Piracicaba.