Especial Idosos: Parque da Água Branca tem espaço para idosos

Praça de Exercícios tem 400 metros quadrados e seis estações ergométricas

sáb, 27/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os idosos têm à disposição um espaço para prática de exercícios físicos e outro para ler, no Parque Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, na capital. Os espaços foram inaugurados em outubro de 2008, pelo governador José Serra, como parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso.

A Praça de Exercícios, com 400 metros quadrados, tem seis estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados são rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar. O projeto da praça foi doado ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) pelo médico nefrologista Egídio Lima Dórea e na sua implantação foram investidos R$ 37 mil, repassados pela Nossa Caixa por meio da Associação dos Amigos do Parque da Água Branca.

A implantação da praça de exercícios já foi solicitada por mais de 300 municípios do Estado de São Paulo e está em fase de assinatura de convênio entre o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo e os municípios que permitirão repasse de recurso para implantação da referida praça.

A Sala de Leitura Léia Beigler, idealizada pela presidente do Fussesp, Mônica Serra, foi implantada no Espaço de Convivência de Idosos do Fussesp, e é exclusiva das pessoas com idade acima de 60 anos. O acervo da Sala conta com 1.500 livros, doados pela família de Léia Beigler e pelo Banco Daycoval, que também investiu nos equipamentos e implantação da sala.

Serviço

Praço do Idoso
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca,
Telefone: 3865-4130
De segunda a domingo das 6h às 18h