Especial Idosos: Conheça as políticas públicas para a terceira idade

Governo tem programa específico à terceira idade, Futuridade

ter, 23/06/2009 - 12h40 | Do Portal do Governo

Atividades esportivas, serviços de saúde, oficinas e cursos, casas especiais de moradia social e um índice de avaliação das políticas públicas. Estas são algumas das ações desenvolvidas a um público que tem merecido uma atenção especial do Governo do Estado de São Paulo: os idosos.

Atualmente, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, o Estado de São Paulo tem 4,3 milhões de idosos. Em 2020, serão 7,1 milhões. Principalmente com o avanço da medicina e melhora nos atendimentos de saúde, a tendência é de que a expectativa de vida cresça e que tenhamos cada vez mais idosos na sociedade.

Para melhorar a qualidade de vida deste grande público, o governo realiza diversos programas e serviços especiais aos idosos que você poderá conhecer, durante esta semana, no Portal do Governo do Estado de São Paulo.

As ações fazem parte do Programa Futuridade, lançado pelo governador José Serra em novembro de 2008. O Futuridade prevê a realização de campanhas educativas, dentro e fora da escola, a respeito do envelhecimento; a construção e fortalecimento de uma rede de ações e serviços para atendimento dos idosos; e a formação permanente de profissionais que lidam com idosos no seu dia-a-dia.

Primeira iniciativa brasileira para integrar ações e esforços, com o objetivo de aprimorar o sistema de garantias ao idoso, o programa é resultado da parceria  entre o Conselho Estadual do Idoso, o Ministério Público, a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) e todas as secretarias do Governo do Estado. 

Recentemente, foi criado inclusive um indicador para saber como são avaliados estes serviços: o Índice Futuridade. Assim, é possível melhorar e indicar, não só ao Estado, mas, principalmente, aos municípios, como fazer isso.

Só neste ano, foram diversas ações de destaque, como a criação da Vila Dignidade – espaço de moradia de interesse social voltado ao idoso com casas adaptadas em vilas que oferecem serviços sociais e culturais.

Além disso, os números de idosos que freqüentam as atividades dos Centros de Referência do Idoso (CRIs) e do programa Escola da Família apresentam a grande participação e satisfação deste público. Nos CRIs, só na área médica, são cerca de 12 mil atendimentos mensais, fora as pessoas com mais de 60 anos que vão aos locais para diversão, seja para dançar no baile ou jogar tênis, no Centro de Convivência. As unidades da rede estadual de ensino que desenvolvem atividades à comunidade, com o Escola da Família, também recebem em média 112 mil idosos aos finais de semana. Eles vão às escolas não só em busca de alguma atividade física ou de raciocínio, mas de um espaço para convívio social. Um lugar que possibilite um aumento de auto-estima e/ou um aprendizado – que não tem idade.

Até um campeonato esportivo os idosos paulistas ganharam. Os atletas sexagenários, ou com até mais idade, participam anualmente dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), que percorre a capital e cidades do interior com sete etapas por ano, mais a disputada final. Os jogos já movimentaram mais de 300 mil idosos no Estado, desde sua criação em 1995.

Conheça estas, e outras ações, aqui no Portal do Governo do Estado de São, nas matérias especiais ao longo desta semana, e saiba como o Estado está trabalhando pelos idosos.