Especial HC: parcerias auxiliam recuperação de crianças

Ações humanizam tratamentos e aproximam ambiente hospitalar do cotidiano do jovem

sex, 03/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas de São Paulo se preocupa não só com o tratamento e a cura dos pacientes, mas também com seu bem-estar. Para isso, a instituição possui convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), que realizam ações para incentivar a recuperação das crianças e adolescentes.

Conheça algumas ONGs e projetos que mantém atividades no ICr:

Ação Solidária Contra o Câncer Infantil
A entidade tem como objetivo humanizar o tratamento do câncer infantil por meio de atividades recreativas diárias, eventos especiais com os pacientes, apoio material às famílias, orientação e apoio psicológico aos familiares, disponibilização da infraestrutura da sede para os pacientes e seus acompanhantes.

Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas
A ONG atua em todo o Hospital das Clínicas. No ICr, voluntários desenvolvem atividades de acolhimento, recreação e assistência direcionadas aos pacientes e familiares.

Associação Viva e Deixe Viver
A instituição é uma OSCIP, que seleciona e treina voluntários para o entretenimento e a informação educacional. O objetivo é transformar a internação da criança em um momento mais leve, agradável e alegre por meio da leitura de obras infantis, brincadeiras e da criatividade e do bom humor dos voluntários.

Projeto Carmim
Direcionado a pacientes hospitalizados, o programa estimula a produção de artes plásticas e proporciona distração aos doentes. Os enfermos podem participar de atividades como pintura, desenho, modelagem em argila, aquarela e técnica mista.

Doutores da Alegria
Sem fins lucrativos, o projeto cultural “Doutores da Alegria” leva alegria às crianças internadas, seus pais e profissionais de saúde. Atores profissionais especializados nas áreas de teatro clown e técnicas circenses auxiliam os pacientes a superar traumas do hospital e restituem a alegria como parte de suas vidas.

Caracterizados como palhaços e apresentando-se como médicos, os “Doutores da Alegria” satirizam as rotinas hospitalares junto à criança hospitalizada.

Mackenzie Musical
É um projeto que tem como objetivo despertar nos pacientes o prazer do canto e da musicalidade. Os pacientes e acompanhantes recebem instrumentos musicais para tocar e cantar canções infantis.

Pet Smile
Nesta atividade, as crianças internadas têm contato com animais domésticos no ambiente hospitalar. Na visita, o animal é acompanhado pelo seu dono. O encontro ocorre uma vez por mês e é esperado ansiosamente pelo pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.