Especial HC: conheça os programas infantis do Instituto da Criança

Hospital das Clínicas realiza ações culturais e educativas para estimular recuperação de doentes

qui, 02/07/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Incentivar respostas físicas a partir de estímulos psicológicos que vêm de atividades culturais e educativas. Essa é a essência dos projetos desenvolvidos no Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas para acelerar a cura ou a recuperação dos pacientes durante o tratamento. Os programas abrangem desde ações para equilibrar o cardápio das crianças até sessões de cinema.

Os acompanhantes e familiares também são beneficiados com projetos. Entre os destaques estão visitas aos departamentos do Instituto para explicar as rotinas e atendimento psicológico voluntário.

Confira os projetos desenvolvidos pelo ICr

Brinquedoteca
Implantada em 1994 em parceria com a Fundação ABRINQ, o espaço é todo decorado com o tema “Nossos Sonhos São Possíveis”. O local visa criar um espaço lúdico no ambiente hospitalar e permitir momentos agradáveis durante a internação.

Designados especialmente para fazer a recreação, os profissionais da biblioteca são responsáveis pela rotina operacional e realizam o planejamento e execução das atividades. As crianças e adolescentes internados podem brincar com jogos, fazer desenhos, pintar, fazer colagens, atividades artesanais e com sucatas.

“Conhecendo quem faz…”
Neste projeto, as crianças visitam áreas administrativas do hospital – o que aproxima os jovens das rotinas institucionais e dos funcionários. Como resultado, observa-se maior adaptação e colaboração no tratamento, o que diminui os sentimentos negativos causados pelo desconhecimento e incerteza do hospital e acelera a recuperação.

Com visitas semanais e em grupos, as crianças são acompanhadas por uma terapeuta ocupacional e conhecem os laboratórios, a farmácia, a cozinha, a rouparia, o almoxarifado e a área administrativa.

Biblioteca Viva em Hospitais
Nas áreas de internação e no ambulatório, voluntários mediam leituras para as crianças. Além de contribuir com o desenvolvimento intelectual, contar histórias e ter contato com adultos são fundamentais para a socialização da criança.

Exposição Talentos Mirins
O projeto divulga as habilidades e a criatividade dos pacientes, que mesmo durante a vivência da doença encontram oportunidades para se expressar por meio de desenhos. Com exposições semestrais, o programa expõe as produções artísticas dos pacientes em ambientes de grande circulação.

Jornal Mural Mirim
Veículo de comunicação produzido exclusivamente pelas crianças internadas, o Jornal Mural sai a cada trimestre e traz, com humor e espontaneidade, a visão delas em relação à instituição. A publicação é dividida nas seguintes sessões: “O que fizemos de legal durante a internação”, “A criança falando do hospital”, “Depoimentos de mãe”, “Brinquedos e curiosidades”, “Criança fala cada uma …”, “O que estamos lendo…” e “Poesias”.

Festa para o seu dia
Todos os meses, o Instituto da Criança promove uma festa para comemorar os aniversários. Os pacientes, familiares e parentes se reúnem e produzem convites, escolhem a decoração e, assim, preservam os aspectos culturais do evento mesmo no ambiente hospitalar.

Sessão Pipoca
A cada 15 dias, o projeto exibe filmes infanto-juvenis e imita uma sessão de cinema – inclusive com a distribuição de pipoca para os pacientes, acompanhantes e funcionários. A meta do programa é veicular a idéia de que o hospital também é um local relacionado à saúde. A iniciativa expande o conhecimento cultural do paciente e reduz o estresse dos funcionários.

Educação Nutricional para Crianças
O Instituto da Criança desenvolve atividades de educação nutricional para pacientes internados e para profissionais. No ambulatório, são realizadas ações em grupo para crianças e adolescentes obesos e diabéticos. Nas unidades de internação, são apresentadas peças de teatro de fantoches para estimular a alimentação equilibrada, o consumo de frutas e verduras.

“Nutrição … Uma Tarde Especial”
Os funcionários da cozinha e da nutrição da entidade se vestem de acordo com temas pré-estabelecidos. O refeitório também é decorado conforme cada ocasião. Essa é uma oportunidade para o paciente sair do leito e conhecer a cultura de outros países.

Conhecendo o ICr Juntos
A entidade realiza reuniões com os acompanhantes de crianças ou adolescentes internados para orientá-los sobre as normas e rotinas do hospital, contidas no “Manual do Acompanhante” distribuído a todos. Os encontros são semanais.

Conselho Familiar
Composto por voluntários, o programa acolhe, ouve e apóia familiares de portadores de doenças crônicas e os orienta sobre as entidades de apoio. Eles atendem à demanda espontânea de familiares ou encaminhamentos dos profissionais do ICr. O Programa mantém uma biblioteca com revistas e livros para empréstimos e oferece aulas de artesanato para os acompanhantes.