Especial do D.O.: Universidade Livre de Música recebe inscrições para cursos regulares

Neste ano, a instituição oferece cerca de 700 bolsas de estudos nos núcleos, do bairro da Luz e do Brooklin

qui, 11/01/2007 - 13h11 | Do Portal do Governo

A Universidade Livre de Música (ULM), pertencente ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, está com inscrições abertas, até o dia 19, para seus cursos regulares de música. Há vagas para iniciantes (crianças, jovens e adultos) e pessoas com conhecimento musical (níveis médio e avançado). As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet.

Neste ano, a ULM dispõe de aproximadamente 700 bolsas de estudo para cursos regulares em seus dois núcleos, nos bairros da Luz e do Brooklin. O número de vagas para cada curso varia anualmente, sendo definido pela direção da escola, com base nas aprovações do ano anterior.

O candidato poderá efetuar sua inscrição para apenas um curso e uma das unidades da ULM. A taxa é de R$ 35 e deve ser paga por meio de boleto gerado on-line, no ato da inscrição. Os cursos regulares da ULM são realizados em módulos semestrais e compreendem formação em duas vertentes: música clássica e popular. Obedecem a uma grade curricular específica e têm duração variável. Além disso, possibilitam desde a instrução básica até o aperfeiçoamento.

Os interessados em música clássica têm como opções os cursos de iniciação musical, bombardino, canto, clarinete, composição, contrabaixo, fagote, flauta, flauta doce, oboé, percussão, piano, regência coral, regência orquestral, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo. Para os interessados em música popular, as opções são: acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto, cavaquinho, gaita, guitarra, instrumentação e arranjo, percussão, piano, trombone, trompete, viola caipira e violão.

Os testes para admissão serão realizados entre 29 de janeiro e 16 de fevereiro. A data e o horário de cada teste estarão discriminados no boleto de inscrição. Os resultados serão divulgados pelo site do Centro Tom Jobim e em suas respectivas unidades. O início das aulas será em 5 de março.

Níveis de estudo

Para o nível chamado de Iniciação, o teste é de aptidão musical, sendo constituído de questões auditivas baseadas no reconhecimento das propriedades físicas do som (altura, duração, intensidade e timbre), memória melódica e memória rítmica.

O candidato aprovado no teste de aptidão, e que preencha os requisitos do curso que escolheu, passará por entrevista com banca examinadora, composta por professores da ULM.

Esse nível é oferecido somente aos candidatos que nunca tocaram nem estudaram o instrumento pretendido, independentemente de seus conhecimentos teóricos. Caso o candidato já toque o instrumento, deverá prestar o exame dentro de uma das categorias disponíveis para alunos iniciados (nível médio ou avançado). Quem já realiza leitura musical, mas é iniciante no instrumento (não toca), deverá inscrever-se no nível Iniciação – caso sejam oferecidas vagas.

Para o nível Formação (médio e avançado), o candidato deverá executar, como teste, programa específico para o instrumento pretendido. Os critérios de seleção compreendem fluência no instrumento, sonoridade, ritmo, dinâmica e postura.

A ULM faz parte do Centro Tom Jobim, que engloba também duas orquestras profissionais (Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica), grupos jovens (Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Jovem, Orquestra Jovem Tom Jobim e Coral Jovem do Estado), o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, além do programa Supertônica, pela Rádio Cultura, e o Projeto Ópera Estúdio (montagem de ópera com os alunos de canto lírico da ULM).

SERVIÇO

As inscrições serão realizadas exclusivamente no site www.centrotomjobim.org.br.

Centro Tom Jobim: Unidade Luz – Largo General Osório, 147, capital. Tel. (11) 3331-2377; Unidade Brooklin – Av. Padre Antônio José dos Santos, 1.019, capital. Tel. (11) 5092-3601.

Paulo Henrique Andrade – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)