Especial do D.O.: Trabalhos e documentos inéditos compõem mostra de Alexander Calder na Pinacoteca

Exposição refaz a longa trajetória do artista norte-americano e suas relações com o Brasil no pós-guerra

ter, 29/08/2006 - 15h34 | Do Portal do Governo

Cinqüenta obras, entre esculturas, móbiles (esculturas abstratas móveis, constituídas de materiais leves suspensos no espaço por fios), pinturas, desenhos e estudos compõem as peças da exposição Calder no Brasil.

A mostra da Pinacoteca do Estado recupera a longa trajetória das relações entre o artista norte-americano Alexander Calder e o Brasil do pós-guerra. Calder no Brasil documenta e recupera a rica história de idas e vindas do artista ao País, que aqui participou de exposições antológicas. O público apreciará também trabalhos presenteados a seus amigos brasileiros e grande número de documentos inéditos.

A curadoria é da historiadora Roberta Saraiva. Nos últimos três anos, ela realizou exaustiva pesquisa sobre o autor, incluindo entrevistas com testemunhas, consulta a arquivos e fundações de São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. A historiadora assina o livro Calder no Brasil, da editora Cosac Naify, que acompanha a exposição. Crônica minuciosa e ricamente ilustrada das estreitas relações que Calder manteve com o Brasil, a obra apresenta textos de nomes internacionais como Jean-Paul Sartre e Fernand Léger, além de Mário Pedrosa, Henrique Mindlin e ensaios de Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Sérgio Milliet e Ferreira Gullar.

SERVIÇO

Calder no Brasil – começa hoje e vai até o dia 5 de outubro

Pinacoteca do Estado: Praça da Luz – 2 – Tel. (11) 3229-9844

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Entrada: R$ 4 e R$ 2 (meia). Grátis aos sábados

Da Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado

 

(AM)