Especial do D.O: Região do Vale do Paraíba ganha mais dois Infocentros do Acessa São Paulo

Atualmente tem 17 unidades e em breve será inaugurada mais uma, em Santo Antônio do Pinhal

sex, 25/08/2006 - 10h52 | Do Portal do Governo

As cidades de São Bento do Sapucaí e São José do Barreiro, ambas no Vale do Paraíba, ganharam unidades do Acessa São Paulo neste mês. O serviço foi criado em 2000 pelo governo estadual, por meio da Imprensa Oficial e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), e conta com apoio de diversos órgãos estaduais, prefeituras e ONGs.

O objetivo é a inclusão digital: oferecer acesso a computadores e Internet a quem não têm os equipamentos em casa. Na unidade de São Bento, foi instalado também o Ponto.SP, iniciativa do programa Poupatempo em parceria com as prefeituras, que busca facilitar o acesso da população a serviços públicos, como a emissão de atestado de antecedentes criminais, declaração de perda de documento e outros.

Os moradores da cidade têm à disposição computadores de acesso à rede, impressoras e podem utilizar o portal cidadão.SP (www.cidadao.sp.gov.br), que concentra mais de 2 mil serviços eletrônicos dos governos paulista e federal. Quatro monitoras foram contratadas pela prefeitura de São Bento para trabalhar na nova unidade. Uma delas, Milena Faria, 20 anos, disse estar contente com o emprego. “É uma grande oportunidade em minha vida”, comemora a jovem.

O Acessa São Paulo de São José do Barreiro, instalado no antigo prédio dos Correios, é a única forma de acesso público à Internet no município. A unidade, que estava em pré-operação havia um mês, atende cerca de 150 cadastrados. Com a inauguração, o número de usuários deve aumentar. Os jovens são os maiores freqüentadores do local.

A monitora de São José, Cleide Regiane Pereira Leandro, ressalta que os adultos também procuram o serviço: “Acham que computador é um bicho-de-sete-cabeças, mas estão descobrindo que podem aprender a usá-lo”.

Mais de 17 milhões de atendimento

Para um município ter o serviço, o governo estadual necessita, como primeiro passo, instalar na cidade um Infocentro, como são chamados os espaços públicos onde fica montada a estrutura de informática (mesas, cadeiras, computadores). Existem três tipos de Infocentro: O primeiro, denominado Posto Público de Acesso à Internet (Popai), é montado em parceria com órgãos estaduais (secretarias, por exemplo) e funciona em locais com grande afluxo de pessoas, como Poupatempo, estações do Metrô, trens e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O segundo tipo é o comunitário, feito em conjunto com entidades da sociedade (ONGs) e geralmente funcionam em bairros de periferia. Os infocentros municipais são instalados por meio de convênios com as prefeituras.

A região do Vale do Paraíba tem, atualmente, 17 unidades do Acessa São Paulo. Em breve, será inaugurada a 18a, em Santo Antônio do Pinhal. Em todo o Estado, o governo entregou 373 unidades. Cada Infocentro é equipado com computadores Pentium III, ou equivalente, e acesso à Internet. São 826 mil pessoas cadastradas no Estado, que utilizam 3 mil micros. Nos seis anos de funcionamento, realizaram mais de 17 milhões de atendimentos.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)