Especial do D.O.: Programa Sempre em Dia da CDHU diminui a inadimplência de mutuários

Iniciativa foi responsável pelo aumento da arrecadação mensal da companhia desde dezembro de 2005

qua, 30/08/2006 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) conseguiu elevar de R$ 14,5 milhões para R$ 18 milhões a média de arrecadação mensal nos pagamentos das prestações dos seus mutuários. Em dezembro do ano passado, a arrecadação chegou a alcançar R$ 20 milhões.

O aumento se deve ao Programa Sempre em Dia, iniciado há um ano pela companhia. O diretor administrativo-financeiro, Fernando Pirró, informa que em abril de 2005 começou a pesquisar a carteira de clientes, em busca de soluções práticas para reduzir a inadimplência. Foi quando percebeu que a CDHU precisava adequar suas regras às condições de pagamento dos mutuários, pessoas com baixo poder aquisitivo.

“Nós raciocinamos em três frentes de atuação: convidar o mutuário para negociar seu atraso, aumentar a arrecadação da empresa, para investir em mais obras, e fazer com que o governo do Estado cumprisse melhor sua função social de oferecer moradias populares a baixo custo”, explica Pirró.

Na internet

O Programa Sempre em Dia é formado por várias medidas internas de procedimentos administrativos. Entre as principais, Pirró cita a redução dos juros de mora de 1% ao mês para 3% ao ano sobre o valor devido. É o mesmo índice adotado para a correção do FGTS. A empresa também ampliou o prazo de renegociação da dívida que antes era de seis prestações, no máximo, para até cem prestações.

Pelo site da CDHU, o mutuário em atraso pode acessar seu histórico de pagamento e escolher formas de contornar o débito. No mesmo instante, é possível imprimir boleto bancário para pagamento. Antes, o interessado tinha de procurar soluções pessoalmente nos escritórios regionais da CDHU no Estado ou nos postos instalados em Poupatempos e Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Otávio Nunes – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)