Especial do D.O.: Programa de prevenção às drogas forma 1,2 mil alunos da rede pública escolar

Proposta é atuar, principalmente, com crianças de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental

qua, 06/09/2006 - 12h32 | Do Portal do Governo

Evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, no final do mês de agosto,  marcou o encerramento das aulas de uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), organizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Participaram da formatura 1,2 mil alunos de escolas da comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital. Todas freqüentaram os encontros durante 17 semanas, nos quais aprenderam lições sobre como as drogas tornam as pessoas violentas e os efeitos devastadores que causam. O programa atua, essencialmente, entre as crianças de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental.

Para a soldado Luciana, uma das instrutoras do programa, “a finalidade das aulas é fazer com que as crianças digam ‘não’ às drogas e aprendam a fugir das tentações”.

O responsável pelo Comando de Policiamento da capital, coronel Antônio Carlos, lembrou da responsabilidade em transmitir coisas boas para as crianças. “Educar significa mudar comportamento. Isso é o que nós estamos fazendo aqui. Temos obrigação de prestar esse serviço e afastar os jovens das drogas”, declarou. O coronel ressaltou que os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as escolas, a família e a Polícia Militar.

Não às drogas

O Proerd é baseado no modelo Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado em 1983, em Los Angeles, nos Estados Unidos. É aplicado em 55 países e estima-se que 60 milhões de crianças por ano, em todo o mundo, são orientadas sobre os perigos que as drogas representam.

No Brasil, é ministrado em todos os Estados por 2,3 mil policiais militares: 1,5 mil no Estado de São Paulo. O trabalho é voluntário. Os candidatos participam do Curso de Formação de Instrutores, que os habilita a desenvolver as atividades para alunos de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, não os capacitando, porém, a instruir outros policiais.

Para dar suporte pedagógico ao projeto foi formado um conselho científico de profissionais civis e militares. São psicólogos, psiquiatras, pedagogos, farmacêuticos e especialistas em drogas que acompanham todo o programa.

SERVIÇO

Mais informações, nos telefones: (11) 3327-7755 / 3327-7756

E-mail proerd@polmil.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)