Especial do D.O.: Parque Estadual Fonte do Ipiranga inaugura oficinas de metarreciclagem

Cultura de reciclagem tecnológica ganha adeptos e projeto conquista prêmios internacionais

seg, 25/09/2006 - 12h31 | Do Portal do Governo

No mundo tecnológico, um computador velho significa atraso e obsolescência. Para os idealizadores do Projeto Metarreciclagem, essa máxima não é válida: um PC usado é ferramenta de inclusão digital diferenciada para as comunidades carentes. A nova visão foi apresentada, na quarta-feira (20), aos freqüentadores do Centro e Esporte Cultura e Lazer do Parque Estadual Fonte do Ipiranga (Pefi), na zona sul da capital.

Por meio de oficinas, jovens selecionados por entidades sociais que atuam no parque realizaram trabalhos de desconstrução, montagem de computadores e de pintura artística no visual dos equipamentos. Na oficina de desconstrução, dirigida pelo engenheiro eletrônico Dalton Martins, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as placas e todo o sistema de configuração. No ateliê de pintura, sob o comando do artista plástico Glauco Paiva, figuras foram tomando corpo e, ao término da sessão, os computadores ganharam vida nova.

O estudante Vinicius Nascimento, 13 anos, estava entusiasmado. “Nunca pensei que um monitor velho pudesse ser utilizado como uma tela de pintura, espero que o trabalho final fique bem bacana”.

Para o jovem Bruno José, 16 anos, a oficina de desconstrução veio em boa hora e ajudará nos seus planos futuros. Ele pretende trabalhar com informática.

Mais do que renovar conceitos, o Projeto Metarreciclagem tem transformado vidas. É o caso do jovem empreendedor André Galvão. Morador da comunidade Sacadura Cabral, em Santo André, André participou da oficina de metarreciclagem em seu município. Além de transformar-se em um agente multiplicador do conceito, Galvão montou uma lan house com computadores doados e hoje atende os universitários da Fundação Santo André.

Parceria

A criação das oficinas no Pefi contou com a participação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Desenvolvimento, da Prodesp e da Imprensa Oficial, que integram o Projeto Acessa São Paulo, além do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro (Lidec da USP).

Os 150 computadores que serão utilizados nas três oficinas foram doados pela Secretaria do Planejamento. A Imprensa Oficial entrou com know how do Acessa São Paulo.

No total, o projeto do Pefi contará com três oficinas, que serão realizadas durante três quartas-feiras seguidas, com duração de três horas, e atenderá 30 jovens em cada uma. As máquinas recicladas ficarão instaladas no parque, à disposição da comunidade, para o acesso a Internet e demais serviços de informática.

“A proposta desta oficina é também sensibilizar os outros órgãos públicos, a entrarem na corrente e doarem os computadores que são considerados obsoletos para este projeto, que atende à comunidade e ajuda na inserção digital de uma maneira diferenciada”, diz Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, coordenadora operacional do Acessa São Paulo na Imprensa Oficial.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)