Especial do D.O.: Palácio dos Bandeirantes recebe obras de arte para restauro

O Palácio dos Bandeirantes recebeu mais de cem obras de arte para restauro do acervo do governo paulista.

dom, 10/09/2006 - 10h02 | Do Portal do Governo

As peças estavam expostas no Palácio dos Campos Elíseos, a ser recuperado também. Entre elas, estão telas, esculturas e mobiliário, que terão origem pesquisada antes de serem expostas novamente.

“Esse é o caso de dois anjos barrocos, provavelmente vindos de Ouro Preto, Minas Gerais”, disse Ângelo Ponzoni, diretor do acervo do Palácio dos Bandeirantes. Essa é uma das ações do grupo de trabalho constituído para catalogar todas obras de arte existentes em secretarias, fundações e autarquias estaduais. O objetivo é proteger o patrimônio artístico do Estado e deixá-lo em condições para visitação pública.

Palácio Campos Elíseos resistindo há mais de um século

O Palácio Campos Elíseos, no centro da capital, foi sede do governo estadual por 54 anos e, agora, está sendo revitalizado. A obra está em fase de prospecção, na qual são realizados estudos e pesquisas sobre a construção. É nessa etapa que se verifica, por exemplo, as diversas camadas de tinta utilizadas nas paredes, até se chegar às cores originais, além de detalhes do prédio. É uma espécie de mapeamento da obra.

Construído no início do século 20 pelo exportador de café Elias Antônio Pacheco Chaves para ser sua residência, o prédio foi vendido ao governo do Estado em 1911, quando passou a ser sua sede. Serviu de residência a governadores até 1965, quando a sede do governo paulista foi transferida para o Palácio dos Bandeirantes.

O Palácio dos Campos Elíseos, que abrigou também a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, foi atingido por um grande incêndio, além de ter passado por diversas reformas.

Da Assessoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes