Especial do D.O.: Mostra de dança em Ourinhos apresenta grandes companhias

Evento, a ser realizado em setembro, é resultado de parceria da Secretaria de Estado da Cultura e a prefeitura da cidade

seg, 03/07/2006 - 11h51 | Do Portal do Governo

Grandes companhias de dança, como o Ballet Stagium e o Cisne Negro, além de jovens talentos, poderão ser vistos na cidade de Ourinhos, entre os dias 4 e 10 de setembro, durante a primeira edição do Dança Ourinhos 2006. A mostra, lançada na Estação Pinacoteca, em São Paulo, dia 28 de junho, e no Teatro Municipal de Ourinhos, dia 29, é resultado de parceria entre a Secretaria da Cultura e a prefeitura do município.

A partir de agora, o evento passa a integrar o Calendário Oficial de Cultura do Estado e promete movimentar Ourinhos, na região sudoeste do Estado, a 365 quilômetros da capital. O festival terá espetáculos de companhias profissionais de São Paulo e de outros Estados, e outra mostra semiprofissional, com grupos selecionados. Artistas e grupos farão performances pelas ruas da cidade, que foi escolhida pela sua tradição em dança, representada na Escola de Bailado de Ourinhos.

A intenção, segundo os organizadores, é fazer com que a região respire e viva dança durante uma semana. Para a prefeitura, além de ajudar a incentivar o movimento cultural da cidade, o evento deverá atrair o turismo de negócios.

“Esta é uma região carente de espetáculos, nem as grandes companhias se apresentam por ali,” informa a consultora para dança da Secretaria da Cultura, Cássia Navas. Ourinhos tem muito a promover, de acordo com ela. Só para se ter idéia, o município tem uma escola pública que oferece mil vagas para alunos de dança. “Será um trabalho de formação de profissionais e de platéia, com os jovens podendo participar de debates, das apresentações, enfim, um momento rico de troca de idéias e experiências”, afirma.

Convite – Estão convidados a se inscrever para a Mostra Semi-Profissional grupos e companhias de dança que tenham montagens inéditas ou já estreadas, de criadores independentes. É preciso inscrição prévia – até o dia 28 de julho. Os trabalhos com mais de 20 minutos de duração serão privilegiados na escolha, nas diversas propostas artísticas. As companhias e montagens selecionadas receberão transporte, alimentação e hospedagem na cidade de Ourinhos, além de ajuda de custo de R$ 1.200. No caso de companhias e artistas residentes fora do Estado de São Paulo, serão necessárias informações específicas sobre a cidade de origem (distâncias dos grandes centros, existência de aeroporto, empresas de ônibus intermunicipais), apoio possível de prefeituras e outros para viabilização de apresentação em Ourinhos (transporte intermunicipal, transporte local, alojamento/alimentação).

SERVIÇO

Mais informações sobre a mostra Dança Ourinhos 2006, no site www.cultura.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)