Especial do D.O.: Jundiaí é a primeira cidade do interior a receber programa Cidadania para Todos

Cidadãos poderão tirar documentos, receber orientação sobre seus direitos e participar de atividades culturais e recreativas

sex, 22/09/2006 - 12h56 | Do Portal do Governo

Neste sábado (23), das 10 às 16 horas, a população de Jundiaí terá à disposição uma série de serviços gratuitos, acesso às informações sobre direitos humanos e orientação sobre defesa da cidadania. Todos os interessados em obter documentos como carteira de identidade, 2ª via da certidão de nascimento, casamento e carteira de trabalho podem requisitar esses serviços em um único local.  A expectativa é atender a três mil pessoas, especialmente a comunidade do Parque Centenário, Terra da Uva, Cecap e Morada das Vinhas.

Jundiaí é a primeira cidade do interior a integrar o programa Cidadania para Todos que presta esse tipo de auxílio de forma rápida e integrada aos cidadãos. Além da emissão de documentos e orientações sobre cidadania, os moradores da região receberão orientações jurídicas pela Secretaria de Negócios Jurídicos e Procon, acessos à internet, ao Banco do Povo e ao Posto de Atendimento ao Trabalhador. A população que comparecer ao local do evento, poderá fazer exames preventivos para colesterol, pressão arterial e glicemia.

Haverá atividades culturais e esportivas, confecção de artesanato, dicas de montagem de projeto, orientação de cooperativismo e sobre os direitos do consumidor, elaboração de currículo, preparação para entrevista de trabalho e orientação de prevenção às drogas e à violência. Na programação, está prevista ainda exposição de produtos artesanais da comunidade e exposição de fotografia mostrando a Serra do Japi.

CIC em Jundiaí

O programa Cidadania para Todos é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania e organizado pela Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC). Para esse evento tem a parceria da Prefeitura do Município de Jundiaí e apoio da Associação de Habitantes do Morada das Vinhas, Associação de Moradores do Parque Centenário e Associação de Moradores do Residencial Terra da Uva.

A ação do programa é uma preparação para a instalação de uma unidade do CIC, que funcionará numa área próxima ao local do evento (Terminal Cecap). A previsão é que a construção do posto comece este ano. Para isso, o executivo paulista deverá investir R$ 3,7 milhões. Deverão trabalhar no local aproximadamente 80 funcionários e a previsão é de que a média de atendimentos chegue a 12 mil pessoas por mês

Entre os serviços que serão prestados estarão: Juizado Especial Cível, CDHU, Delegacia de Polícia, Procon, Procuradoria de Assistência Judiciária, Promotoria de Justiça, orientação social, Polícia Militar, PAT, Acessa São Paulo, Serviço Integrado de Defesa da Cidadania, sala de leitura, Juizado Especial Federal, INSS e emissão de vários documentos.

O objetivo da instalação de postos do CIC é aumentar a inclusão social ao fornecer vários serviços e diminuir a distância entre a comunidade e o governo. Atualmente existem 10 CICs em funcionamento e o último foi instalado em Campinas.

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)