Especial do D.O.: Incor oferece classe hospitalar aos jovens pacientes em tratamento

Iniciativa procura reduzir evasão escolar e estimular a autoconfiança em crianças e adolescentes em tratamento

sex, 19/01/2007 - 11h08 | Do Portal do Governo

Crianças em idade escolar internadas no Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), têm classe para atividades didático-pedagógicas. Para as que estão acamadas, há visita diária da professora no leito.

O Incor inaugurou em outubro a Classe Hospitalar com o objetivo de evitar a ruptura na vida escolar do paciente e fortalecer seu vínculo e o de sua família com a escola. Muitos pais, depois de um período de internação prolongado das crianças e adolescentes, deixam de levá-los aos estabelecimentos de ensino, pois imaginam que eles não conseguirão acompanhar as matérias.

“A Classe Hospitalar pode evitar a evasão, ao propiciar a reintegração escolar e social positiva das crianças e adolescentes, depois da alta hospitalar. Quanto mais próximos estiverem de suas atividades rotineiras, mais seguros e confiantes ficarão”, diz a psicóloga Elenita Favarato, coordenadora do projeto.

Por esse motivo, afirma Elenita, a continuidade da vida escolar no hospital melhora o estado de ânimo e a auto-estima dos pacientes e contribui positivamente para seu estado geral de saúde.

Inglês e artes

Josué Hoth, 16 anos, é paciente do Incor há mais de 13 anos. Desde que foi submetido a transplante de coração, o hospital tornou-se sua segunda casa. Ali realiza exames e tratamento de intercorrências em seu estado clínico – situação comum na vida do transplantado.

Josué está animado por ter a oportunidade de continuar seus estudos regulares mesmo quando internado. Adora o inglês, quando está na escola. Na sala de aula da Classe Hospitalar do Incor é acompanhado de crianças das mais variadas idades e aproveita as pausa para desenhar, outra de suas predileções.

Uma das características da Classe Hospitalar, explica Elenita, é a convergência de fases escolares no espaço coletivo da sala de aula. Nesse ambiente, diferentemente do que ocorre na escola regular, as crianças fazem suas atividades ao lado de colegas das mais diferentes faixas etárias.

O programa é desenvolvido por educadoras, com base no diagnóstico educacional da criança e em sintonia com o conteúdo ensinado na escola em que está matriculada. As aulas do Incor devem ser flexíveis o bastante para acompanhar o estado clínico do paciente e, nessa condição, sua capacidade de aprendizado.

Professoras

A avaliação do aluno é encaminhada para a escola original, e consta de seu histórico de desempenho no ano letivo. A Classe Hospitalar do Incor atende crianças de 4 a 12 anos e adolescentes de 13 a 18 anos. As professoras têm nível universitário e especialização em classe especial.

O Incor recebe pacientes em idade escolar de todo o País. Segundo levantamento do Serviço de Psicologia do instituto, 45% das crianças e adolescentes ficam internados pelo período de até 15 dias. A parcela dos que permanecem no hospital de 31 a 60 dias chega a 13%. Mais da metade desses pacientes é composta de estudantes, dos quais 41% com primeiro grau incompleto e 17% com o segundo grau incompleto.

Cerca de 80% do atendimento global do Incor é prestado a pacientes cujo tratamento é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto Classe Hospitalar é realizado pela Secretaria da Educação em parceria com o Serviço de Psicologia do Incor.

Da Assessoria de Imprensa do Incor

 

(AM)