Especial do D.O.: HC lança livro inédito sobre conduta médica no Pronto-Socorro

Obra apresenta 205 capítulos, com diagnósticos, sugestões de exame e de tratamento para as principais síndromes e doenças

ter, 05/09/2006 - 21h20 | Do Portal do Governo

A classe médica de todo o País tem mais uma oportunidade de se aprimorar profissionalmente. O livro Pronto-Socorro, condutas do Hospital das Clínicas (editora Manole) apresenta 205 capítulos, divididos em 13 seções, com diagnósticos, prognósticos, sugestões de exame e de tratamento para as principais síndromes e doenças atendidas no Pronto-Socorro (PS) do HC, o maior centro de referência do País. Acompanha também CD-ROM com mais de 2 mil imagens em emergências.

“O HC já lançou vários livros sobre atendimento de emergência, mas a respeito de conduta médica é a primeira vez”, informa a diretora do Pronto-Socorro (PS) do Instituto Central (IC) do Hospital das Clínicas, Soraia Barakat Awada, uma das idealizadoras da publicação.

Manual de fácil consulta – Centenas de médicos assistentes do PS-HC, 22 coordenadores de seção e oito professores titulares das disciplinas (obstetrícia, ginecologia, oftalmologia, urologia, neurologia, clínica cirurgia III e serviço de emergências clínicas da Faculdade de Medicina da USP) ajudaram na elaboração do livro. Os autores são Herlon Saraiva Martins e Maria Cecília Damasceno, ambos do serviço de emergências clínicas e a diretora Soraia. Em 1,5 mil páginas os médicos poderão consultar as doenças mais comuns atendidas no PS, desde as mais simples, como pneumonia ou infecção urinária, até as mais complexas, como arritmia cardíaca, traumas e síndromes neurológicas. A obra relata casos simples atendidos nos hospitais de menor porte e de poucos recursos.

Para Waldemir Rezende, diretor-executivo do Instituto Central do HC e grande incentivador do trabalho, a obra deverá estabelecer a aplicação de protocolos para o atendimento das urgências no Estado de São Paulo, de acordo com a desejada referência e contra-referência das urgências determinadas pelo SUS. “Nossa idéia para o ano que vem é fazer um manual mais prático para rápida consulta às doenças”, prevê Soraia. O preço do exemplar em livrarias científicas é de R$ 286.Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.