Especial do D.O.: HC de Ribeirão Preto mantém há 30 anos Banco de Leite Humano em atividade

Instituição, que ganhou novas instalações, atende a 8,5 mil mulheres lactantes por ano

seg, 11/09/2006 - 12h32 | Do Portal do Governo

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) completa 30 anos segunda-feira, dia 11. Para comemorar a data, unidade ganhou novas instalações. A instituição mantém atividades direcionadas ao incentivo e melhoria dos índices do aleitamento humano.

De acordo com a coordenadora e criadora do projeto, Anália Ribeiro Heck, a entidade tem investido na qualificação de seus profissionais, com treinamento tanto para o exercício de atividades assistenciais (ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno) como para o desempenho das atividades de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado. “Além disso, realizamos triagem e seleção de doadoras, coleta, processamento, controle de qualidade do leite doado e distribuição aos lactentes sob prescrição de médico ou nutricionista”, explica Anália.

A idéia da criação do BLH surgiu da observação de bebês prematuros ou doentes que não apresentavam melhora com o uso de leite artificial. Trabalhos científicos mostravam melhor resposta com o uso do leite humano. “Hoje isso está bastante comprovado: o leite humano é indiscutivelmente melhor para os bebês. O seu uso como alimento exclusivo deveria ser garantido até os seis meses de idade e mantido até 2 anos ou mais, complementando-o com a introdução de outros alimentos”, defende Anália.

Campanhas permanentes

Por causa do grande número de recém-nascidos prematuros, internados na UTI neonatal, a instituição distribui leite para aproximadamente 40 bebês/dia. O banco atende, em média, a 8,5 mil mulheres lactantes por ano.

No mês passado, foram realizados 1.273 atendimentos a mães e bebês que necessitaram de assistência e foram distribuídas 881 unidades de leite. A coordenadora relata: “Realizamos campanhas permanentes para a obtenção de maior número de doação com vistas à manutenção do estoque necessário. De maneira geral a população responde às nossas solicitações. Não somente bebês chegam à instituição, mas também muitas mulheres com dificuldades na amamentação procuram nosso serviço para ajudá-las nessa tarefa”.

Em 30 anos de existência, o BLH reuniu várias histórias emocionantes e salvou vidas. Muitas crianças com doenças que não permitiam o uso de outro tipo de leite, por terem desenvolvido intolerância ao uso dessas proteínas, receberam leite processado na unidade. “Temos uma de três meses, que vinha de um quadro evolutivo muito ruim, atualmente recebe leite humano exclusivo fornecido pelo BLH, e já apresenta melhora de seu quadro clínico,” diz, entusiasmada, Anália.

Estado dispõe da maior rede do gênero no País

Ao ser criado, em 1976, o Banco de Leite Humano tornava-se a terceira instituição desse tipo no Brasil. Tem como objetivo o serviço da amamentação, mantendo ações assistenciais que visam à promoção do aleitamento materno.

Há no País 180 unidades instaladas em todos os estados da Federação. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é considerada a maior e melhor rede nacional do gênero no mundo. São Paulo é a maior rede estadual e o BLH de Ribeirão Preto é centro de referência para todas as 26 unidades existentes no interior do Estado.

SERVIÇO

Banco de Leite Humano do HC de Ribeirão Preto

Avenida Santa Luzia, 383 – Sumaré – Ribeirão Preto

Mais informações, Disque-Amamentação: (16) 3610-2649 ou

E-mail bcoleite@hcrp.fmrp.usp.br

Os bancos de leite humano têm a participação de ONGs e clubes de serviço, como Rotary e Lions, que colaboram em muitas localidades para sua instalação, manutenção e funcionamento.

A finalidade do banco de leite humano é promover, proteger e apoiar a amamentação, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada, procurando compatibilizar elevado rigor técnico com baixo custo operacional, contribuindo para a redução da mortalidade infantil.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)