Especial do D.O.: Escola da CPTM/Senai amplia o número de técnicos para o setor metroferroviário

Centro de Formação Profissional Eng. James C. Stewart é única instituição no País que forma jovens nessa atividade

qua, 30/08/2006 - 13h12 | Do Portal do Governo

Trinta e sete técnicos dos setores de Transporte sobre Trilhos, Eletroeletrônica e Mecânica receberam certificação, recentemente, no Centro de Formação Profissional Eng. James C. Stewart. A instituição situa-se na Lapa há 54 anos e desde 1960 é mantida pela parceria entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai).

A escola é a única no País a preparar mão-de-obra especializada para o setor metroferroviário e está equipada com tecnologia de última geração, que possibilita aprendizado prático aos alunos. Desde o estabelecimento do trabalho, a instituição capacitou mais de 2 mil técnicos. Entre 2004 e 2005, a companhia efetivou 51 ex-alunos. Desses, 26 formandos do ano passado foram admitidos no cargo de técnico de manutenção.

Os que receberam o diploma, agora, ficarão em um cadastro de espera para futuras possibilidades na companhia ou podem procurar vagas no mercado de trabalho. Os estudantes têm à disposição laboratórios de informática, desenho técnico, metrologia, hidráulica, pneumática, motor de combustão interna e outros que compõem o sistema ferroviário. O centro conta ainda com uma via permanente didática (trilhos, brita, dormentes, rede aérea e carro ferroviário) e um simulador de sinalização para aulas práticas.

Presença feminina

Com a conclusão, todos se tornaram profissionais tecnicamente qualificados para requerer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SP) e trabalhar nas empresas fornecedoras de componentes para o setor metroferroviário, operadoras de carga e transporte de passageiros.

Em 2003, a escola registrou aumento de 100% no número de mulheres matriculadas nos cursos técnicos oferecidos pela empresa. Houve ingresso de 22 novas alunas, ante 11 em 2002 e apenas seis em 2001. Em 2004, entraram 12 jovens e, no ano passado, 21. Dos atuais 96 alunos matriculados na CPTM/Senai, 13% são do sexo feminino.

No ano passado, três alunas conquistaram o terceiro lugar no concurso Inova, promovido em todas as unidades do Senai do Estado de São Paulo. O Projeto Sempre On apresentava proposta de alimentação de energia das linhas de bloqueios, mesmo nos casos de interrupção do fornecimento. As autoras foram efetivadas pela CPTM.

Tradicionalmente, os pré-projetos apresentados pelos alunos da CPTM/Senai ao concurso anual Inova são selecionados para continuar a concorrer na segunda fase, para detalhar a idéia. Na turma deste ano, sete estudantes estão concorrendo ao prêmio, com dois projetos, ambos na categoria Equipamentos.

Projetos inovadores

O Projeto Sinter, de autoria dos alunos Adriano Alves de Souza, Danilo Carvalho da Silva, Fabielle Regina Godoy e Fernanda Maciel da Gama, prevê um painel luminoso exposto nas plataformas para o usuário acompanhar a localização do trem. O trabalho de Bruno Torres de Lima, Danilo Dangelo da Silveira e Isaias Lopes da Silva visa a substituir o sistema de sinalização por lâmpadas por um conjunto de 15 leds (sistema de luminosidade que não utiliza lâmpadas). A substituição proporcionará melhor relação custo/benefício.

A CPTM/Senai exibiu esses dois projetos e ambos foram selecionados para continuar na segunda etapa. O concurso Inova recebeu 70 inscrições e 35 passaram para a segunda fase. No final de 2004, com o projeto Simulação Como Recurso Didático no Ensino Técnico Profissional Metroferroviário, o Centro de Formação Profissional foi premiado com bolsa de R$ 429.925,00 pela Fundação Vitae, entidade patrocinadora do Programa de Apoio ao Ensino Técnico.

Os recursos foram utilizados na adequação de laboratórios, aquisição de softwares, equipamentos, modernização de biblioteca e videoteca, entre outros. Esse investimento possibilitou a aquisição de um simulador de Centro de Controle Operacional (CCO), que está sendo utilizado não só pelos alunos, mas também pelos empregados em treinamento e habilitação profissional.

Como a escola qualifica profissionais na faixa etária de 17 a 22 anos, é necessário estar cursando o 2o ou o 3o ano do ensino médio ou comprovar sua conclusão. Realizado no fim do primeiro semestre, o processo seletivo é composto de três etapas: prova de conhecimentos teóricos, avaliações médica e de perfil profissional.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

 

(AM)