Especial do D.O.: Disque Denúncia Eleitoral ajuda Ministério Público a combater irregularidades

Desde o dia 31, a população conta com o atendimento gratuito do Disque-Denúncia Eleitoral

ter, 08/08/2006 - 13h35 | Do Portal do Governo

Desde o dia 31, a população conta com o atendimento gratuito do Disque-Denúncia Eleitoral. O serviço é resultado de parceria entre o Ministério Público (MP) de São Paulo e a organização não-governamental Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE). As reclamações recebidas pelo número 0800 600 7400 são encaminhadas ao Ministério Público, que deverá remetê-las aos promotores de Justiça Eleitoral, ou mesmo, quando necessário, à Procuradoria Regional Eleitoral.

“O objetivo é combater as irregularidades que possam ocorrer no processo eleitoral, especialmente das que tratam da propaganda eleitoral e do exercício abusivo do poder político e econômico dos candidatos”, explica o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho. Na sua avaliação, a central será excelente aliada dos promotores de Justiça na fiscalização dos candidatos.

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Cidadania, procurador João Francisco Moreira Viegas, “o termo de parceria com o PNBE é de extrema importância para o amadurecimento do sistema eleitoral”. O coordenador-geral do PNBE, José Roberto Romeu Roque, observa que o serviço contribui para a justiça social e para a construção de um país politicamente democrático. “Vamos lutar pela ética no processo eleitoral, denunciando os gastos abusivos dos candidatos e financiamentos ilegais vistos num passado recente”, afirma.

Toda a estrutura do call center foi montada pelo PNBE. Para início do funcionamento, dez operadores foram treinados pelo Ministério Público. Conforme a necessidade, o número de atendentes poderá ser ampliado.

O PNBE é uma organização não-governamental formada por empresários de todos os ramos da atividade econômica e de todos os portes de empresa, que lutam pelo aprofundamento da democracia nas diversas instâncias do País – governos da União, Estados e municípios e entidades da sociedade civil – e pelo amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil.

SERVIÇO

Disque-Denúncia Eleitoral

Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 20 horas

Pelo número 0800 600 7400

Aos sábados, o atendimento será entre 8h30 e 12h30

O site do PNBE é www.pnbe.org.br

Joice Henrique- Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)